Na hora de adquirir o seu veículo, o condutor analisa diversas possibilidades, entre elas, o custo benefício de investir no veículo zero (novo da fábrica) ou no modelo seminovo, onde já existiu um dono e chega a sua mão com a quilometragem mais rodada.
Nos últimos anos, o mercado de seminovos do Brasil apresentou um crescimento considerável e algumas regiões investem pesado nos veículos deste modelo.
Nordeste.
Assim como as grandes capitais do sudeste e sul, o Nordeste também aparece em alta na aquisição de seminovos e o mercado em relação a isso está cada vez mais agitado.
De acordo com os dados da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), as capitais nordestinas têm consumido muito seminovos sentam números cada vez mais relevantes.
Salvador.
O destaque da lista é Salvador. A capital baiana alcançou a marca de 479.923 unidades comercializadas entre janeiro e dezembro de 2023. O número apresenta uma alta de 11,9% em relação ao ano anterior. Sendo assim, carros usados em Salvador é uma ótima possibilidade de conseguir um bom negócio.
Pernambuco.
Na sequência da lista, Pernambuco, a capital de Recife, vem logo atrás e apresentou o número de 420.135 unidades comercializadas ao longo do último ano.
Ceará.
A capital cearense também permanece como um dos principais polos do Nordeste no setor automotivo. Segundo os números da Fenauto, o Ceará comercializou 380.469 unidades ao longo de 2023.
Rio Grande do Norte.
O estado potiguar também aparece em destaque na região do nordeste. Entre janeiro e dezembro de 2023, o Rio Grande do Norte negociou 173.953 unidades com a compra e venda de seminovos.
Paraíba.
Os paraibanos também agitaram o mercado de seminovos com a comercialização de 168.322 unidades entre janeiro e dezembro de 2023.
Maranhão.
Fora do top-5 do Nordeste, mas com números relevantes, o Maranhão também apresentou números satisfatórios em relação aos carros seminovos. Foram 133.562 unidades comercializadas.
Alagoas.
Maceió é um dos locais do nordeste que mais exploram o turismo e por todo o estado a situação é muito fértil para veículos seminovos. Ao longo de 2023, Alagoas entregou 116.911 unidades vendidas.
Piauí.
O único estado nordestino que não alcançou a marca das 100 mil unidades comercializadas ao longo de 2023 foi o Piauí. Porém, isso não impediu o estado de comercializar uma quantidade considerável. Segundo a Fenauto, o estado piauiense ficou em 94.710 unidades.
Motivo da compra dos seminovos.
Segundo a Fenauto, o motivo que impulsiona a quantidade de seminovos comercializados é devido à baixa na taxa de juros, o que facilita a compra do auto pelos condutores. Assim sendo, a expectativa é que nos próximos anos, os seminovos sejam mais consumidos e atinjam em breve números ainda mais relevantes.
Quais carros se destacam?
Em meio a curiosidade para saber quais cidades do Nordeste se destacam com boas vendas de seminovos, os motoristas também têm seus carros de preferência. Veja quais são os cinco carros seminovos mais comercializados: Volkswagen Gol (7,96%), Fiat Palio (5,91%), Fiat Uno (4,88%), Chevrolet Onix (4,84%) e Toyota Corolla (4,18%).
Mín. 24° Máx. 27°