Terça, 26 de Novembro de 2024
25°

Tempo nublado

Salvador, BA

Entretenimento Entretenimento

Pesquisa revela que maioria dos brasileiros estava com sobrepeso em 2021

Conforme dados, seis em cada dez indivíduos apresentaram peso acima do recomendado pelo Índice de Massa Corpórea

17/08/2022 às 08h45
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Agência Dino
Compartilhe:
Freepik
Freepik

Uma pesquisa realizada pelo Vigitel, revelou que, em média 57,25% da população do Brasil estava com sobrepeso em 2021. Este resultado quer dizer que a cada 10 brasileiros, ao menos seis estão com o peso acima da média ideal, calculada pelo Índice de Massa Corpórea (IMC).

Esses dados também revelam que condição é maior entre os homens, numa média de 59,9%, enquanto as mulheres registraram uma média de 55%. Outro ponto de pesquisa foi quanto à distribuição por faixas etárias, na qual problema era mais alto nas faixas de 45 a 54, chegando a 64,4%, e na faixa entre 55 e 64, chegando a 64%.

A mesma pesquisa também fez uma comparação entre as capitais Brasileiras. As com maiores índices de sobrepeso eram Porto Velho (64,4%), Manaus (63,4%) e Porto Alegre (62%). Por outro lado, as com menores resultados foram São Luís (49,27%), Palmas (50,12%) e Vitória (51,49%).

Cirurgião bariátrico e do aparelho digestivo, e diretor do Instituto Mineiro de Obesidade (IMO), Dr. Leonardo Salles, explica o que é a obesidade e o quanto ela está em ascensão. "Trata-se de uma doença crônica que tem como sintoma o excesso de gordura corporal a níveis que prejudicam a saúde do indivíduo. Essa comorbidade é tão grave que por si só é capaz de acarretar outras doenças também graves. Exemplos são o diabetes, a hipertensão, doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer. E o mais preocupante é que cada vez mais os números estão subindo". 

Continua após a publicidade

Vale salientar que, ainda de acordo com os dados do Vigitel, os números da obesidade têm crescido no Brasil. A pesquisa indica que em 2006, em seu primeiro ano de formulação, a média da população acima do peso era de 42.74%. Em 2010, essa média estava em 48,18%, em 2015 ficou na casa dos 53,92% e em 2019 o registro foi de 55,37%.

Esse quadro de ascensão é preocupante, porém reversível. “Me preocupa muito notar que a maior parte da população brasileira está acima do peso. Isso porque o sobrepeso é uma porta para outras doenças que podem interferir drasticamente na vida. Doenças como diabetes, hipertensão e até mesmo o câncer. Mas o que me deixa um pouco mais tranquilo em relação a isto é que tanto o sobrepeso quanto a obesidade têm tratamento e o paciente pode sim reverter o quadro”, pontua o médico do IMO.

Continua após a publicidade
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários