Domingo, 19 de Janeiro de 2025
24°

Tempo nublado

Salvador, BA

Geral Estilo eclético.

"Palacete Tira - Chapéu" .

Laboratório do COSTA PINTO de História, da VIDA.

14/07/2022 às 21h24
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Do próprio autor JPCP / https://palacetetirachapeu.com.br/
Compartilhe:
O estilo eclético reúne em um mesmo exemplar características inspiradas em diferentes estilos arquitetônicos do passado. Foto: Reprodução https://palacetetirachapeu.com.br/
O estilo eclético reúne em um mesmo exemplar características inspiradas em diferentes estilos arquitetônicos do passado. Foto: Reprodução https://palacetetirachapeu.com.br/

Fiquei muito contente pelas notícias do famoso prédio ali perto do “Café das Meninas” na inigualável Rua Chile.

Salvador antiga é beleza pura, sobretudo HISTÓRIA, HISTÓRIA e HISTÓRIA. E a Sra. D. Núbia encaminhou um filmezinho daquela época 40/50/60 por aí. Fez várias pessoas amigas chorarem. Saí mandando alegre. Que delícia era a minha Cidade da Bahia, a Cidade de Salvador!

Essa famosa Rua Chile só existe com prédios devido, é a verdade, a D.Pedro II e aos Engenheiros Militares (não havia Engenharia Civil) sob o comando do famoso Marechal Engenheiro Francisco Pereira de AGUIAR. Três quilômetros de pedras uma em cima da outra (pedra de fogo era conhecida) inclinada, sem ferros.

Calculem: sem ferros. Massa estudada por Dr. Aguiar nas pirâmides do Egito. Estudou também Granada e Segovia, Espanha (ALHAMBRA E AQUEDUTO DE SEGOVIA, SEM FERROS  CONSTRUÇÃO ÁRABE E ROMANA). A muralha da montanha vai da Praça do Teatro (Praça Castro Alves) ao Pilar (quase Santo Antônio Além do Carmo). Segura a Cidade Alta.

Continua após a publicidade

A querida Rua Chile, os prédios, estão em pé graças a essa espetacular obra: muralhas da Montanha inaugurada por Pedro II. Ele e comitiva esteve na Praça do Teatro  engalanada pelo próprio Dr. Aguiar que fez o desenho e tudo belíssimo saudado por jornais franceses, como o “Inlustration”.

Quem sobe a Praça Castro Alves há á direita a Rua Rui Barbosa, mais acima a Rua da Ajuda e aí está o espetáculo do “Hotel dos espanhóis”, como nós chamávamos. Exatamente na mesma direção o “Palacete Tira-Chapéu”. É  de tirar o chapéu. Que beleza!

Continua após a publicidade

O Comendador Bernardo Martins Catharino tinha vários imóveis nas paralelas Rua Chile e Rua da Ajuda. Aí tinham escritório de Advocacia os Mestres (Mestres mesmo) José Martins Catharino e o grande penalista Carlito Onofre (o tio de Cacá Onofre) e ali aprendi muito. Meus Mestres mais o notável Presidente do TJBA Desembargador José Luiz de Carvalho Filho. O maior Presidente que o Poder Judiciário da Bahia teve. Trabalhei diretamente com essa joia rara, as joias raríssimas os três.

Já conheci o “Tira-Chapéu” por intermédio de meu sogro Antônio Nascimento, comerciante, pai de minha Noelice. Ali tinha uma sociedade comercial e ele ia diariamente. Que escada! Os “vitrais” — como da fábrica Fratelli Vita — colocados por Arquiteto italiano. Do lado tinha outro prédio do Catharino. Mais adiante já um prédio moderno onde embaixo foi agência do Banco Econômico. Também dos Catharino esse prédio.

Continua após a publicidade

O Comendador Bernardo Martins Catharino foi um poder na Bahia. O “Palacete Tira-Chapéu” era dele. Foi dele a fábrica famosa de tecidos do outro lado da Ribeira onde os operários moravam ao lado. Não o conheço, claro, porém de ler e ouvir seus parentes, sábia e muito.

Fui doze anos Advogado e representante do Prof.Dr.José Martins Cathatino (foi meu amigo e MESTRE na Faculdade de Direito) na Diretoria da União Fabril da Bahia na Cidade Baixa — Edficil União — dessa família. Muito jovem já representava um homem notável como foi o inesquecível Zezé Catharino (chapa do carro n.º 1).

Cobrava aluguéis no “Palacete Tira-Chapéu” como cerca de 1.500 por doze anos seguidos. Um rapaz no meio de Mestres. Que Bahia, que Rua Chile dos gritos de canaviais, da primeira escada rolante nas Duas Américas, a Loja Sloper, que Rua linda, que Praça Thomé de Souza, que bondes e marinetes.

Muitas saudades dos companheiros da UEB- UNIÃO DOS ESTUDANTES DA BAHIA, aí este Yuri Gagarin. Que beleza REAL. (JMPCP).

Nota do restauro: 

“O projeto do Palacete Tira Chapéu foi concebido em 1914 pelo arquiteto italiano Rossi Baptista. O edifício foi construído para abrigar a Associação dos Empregados do Comércio da Bahia, instituição fundada em 1900. Com isso, o Palacete surge com uso exclusivamente comercial e administrativo, com um programa de necessidades composto por lojas para arrendamento no pavimento térreo, salas de escritório, sala plenária, salão nobre e biblioteca no primeiro pavimento e salas para fins de serviço, como clínicas e laboratórios no terceiro pavimento.

A edificação da Associação dos Empregados do Comércio da Bahia (AECB) é um marco dentre os edifícios ecléticos construídos no século XX e ainda existentes em Salvador. Muitas edificações representantes deste movimento foram perdidas ao longo do tempo, visto que muitos intelectuais do movimento modernista enxergavam este estilo como uma prática importada e não uma arquitetura verdadeiramente nacional. Esta condição reafirma a relevância do Palacete Tira Chapéu não só para a cidade de Salvador, mas também para a história da arquitetura.

A rua do Tira Chapéu é pano de fundo da história do Brasil, no lugar onde foi erguida a primeira capital do Brasil, a rua passou por vários processos de ocupação desde sua fundação. Anterior a construção do prédio que ocupou a AECB, o terreno era ocupado por sobrados ainda no fim do século XIX e a nova construção respeitou e manteve o gabarito já preestabelecido pelas edificações adjacentes, unificando e valorizando seu entorno. Os processos de partido e composições foram marcantes desse momento e financiadas principalmente pela elite baiana que atravessavam um período de ascensão econômica com a produção de fumo no Recôncavo, de cacau no sul da Bahia e com a indústria têxtil nas proximidades de Salvador, entre os séc. XIX para o XX.

O estilo eclético reúne em um mesmo exemplar características inspiradas em diferentes estilos arquitetônicos do passado. Sendo assim, o projeto assinado por Rossi, apresenta adornos que podem ser identificados da arquitetura barroca ao estilo clássico. Na composição da sua fachada, por exemplo, há colunas com fustes canelados e capitéis coríntios, atlantes e esquadrias que formam uma composição bem marcada e ordenada na fachada. No interior do edifício, as misturas de referências são evidenciadas nos pilares, pisos, disposição e forma das escadas e ainda nos elementos decorativos em estuque nos forros e coroamento das paredes”.

https://palacetetirachapeu.com.br/o-palacete-tira-chapeu-e-o-ecletismo/  

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
José Mario Peixoto Costa Pinto
José Mario Peixoto Costa Pinto
Sobre Ex-funcionário do Instituto Afro-Oriental da UFBahia, Revisor.Ex-funcionário do Instituto de Ciências Sociais da antiga Universidade do Brasil,Setor de Publicação.Ex-funcionário da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia,Secretário por quatro anos.Ex-funcionário do Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal da Bahia,Secretário por um ano e dois meses,Ex-Diretor do Ministério Público do Estado da Bahia por oito anos. Advogado militante. Juiz de Direito aposentado TJBA
Salvador, BA Atualizado às 05h08 - Fonte: ClimaTempo
24°
Tempo nublado

Mín. 24° Máx. 27°

Seg 28°C 25°C
Ter 28°C 25°C
Qua 27°C 25°C
Qui 27°C 25°C
Sex 27°C 25°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes