HÁ TANTAS TRAGÉDIAS, A COMEÇAR PELA IGNORÂNCIA, QUE HOJE TRATAREI DE UMA OBRA DAS CENTENAS NA BAHIA, GRANDES E PEQUENAS, FEITA PELO IMPÉRIO II BRASILEIRO. VAMOS LÁ PARA A AULA.
O CAMPO GRANDE CHAMAVA-SE CAMPO DE SÃO PEDRO. AO LADO O FORTE DE SÃO PEDRO QUE LÁ ESTÁ E A RUA DE CASAS BARROCAS APELIDA PELO POVO DE “RUA FORTE DE SÃO PEDRO”. POR SINAL NESTA RUA, EU ESTUDEI QUATRO ANOS DO CURSO PRIMÁRIO NO COLÉGIO JESUS MARIA JOSÉ DE UM CASAL DE PROFESSORES MAGNÍFICOS, JOSÉ E MARIA. UMA GLÓRIA ESTUDAR ALI CRIANÇA.
O QUINTO ANO NO COLÉGIO 2 DE JULHO (DE UM CASAL PROTESTANTE) ONDE FIZ O “PEQUENO VESTIBULAR” PARA O PRIMEIRO ANO DE GINÁSIO. DALI PARA O SOPHIA COSTA PINTO NO CORREDOR DA VITÓRIA. ERA ESPREMIDA A RUA DE BARRO, DEPOIS CALÇADA A PARALELEPÍPADOS ONDE OS BONDES IAM E VINHAM.
Às DUAS MONTANHAS (PELO QUE PESQUISEI NÃO ERAM DE PEDRA E, SIM, DE “BARRO DURO” (RELATÓRIO DO ENG. DR. AGUIDAR), PORÉM PRESSIONAVA A RUA 7 DE SETEMBRO NO TRECHO DO CORREDOR DA VITÓRIA. JÁ FOI BELÍSSIMA A VITÓRIA COM CASAS BARROCAS São CLÁSSICAS.
O IMPERADOR PEDRO II AGIU JUNTO AO PRESIDENTE DA PROVÍNCIA DA BAHIA E DO CONSELHO DA CÂMARA DE VEREADORES — NESTA ÉPOCA AS CÂMARAS TINHAM SENADO, CURIOSO, E FUNCIONAVA MAIS DO QUE NO SÉCULO XX OU O TRÁGICO XXI. A CÂMARA DE VEREADORES DESSA ÉPOCA ERA UMA POTÊNCIA AO PONTO DO PRESIDENTE DA PROVÍNCIA ANUALMENTE PRESTAVA CONTAS O QUE SE CHAMAVA DE “FALA”. ERA UM DIA DE GALA.
O DR. FRANCISCO PEREIRA DE AGUIAR, ENGENHEIRO MILITAR ASSIM SE CHAMAVA, RETIROU Às DUAS MONTANHAS DO CAMPO DE SÃO PEDRO, DEPOIS CAMPO GRANDE QUE FOI BELÍSSIMO COM CINCO CLUBES SOCIAIS. ERA UM LARGO CHEIROSO, MUITAS ÁRVORES, INCLUSIVE DE ALGODÃO QUE DEIXAVA TUDO ALVO DO ALGODÃO.
MUITOS BANCOS, FONTES LUMINOSAS, AREIA FINA NÃO BARRO, PARECIA A PRAÇA CIBELIS EM MADRID. DR. AGUIAR RESIDIA NO CANELA NA SUA CASA (FOI DOS SOGROS MADUREIRA) CUJO BAIRRO ERA MAIS BAIXO UM POUCO DO QUE A VITÓRIA MESMO PORQUE A NOTÁVEL “SOLAR BOM GOSTO” OU ”SOLAR AGUIAR”.
NO CANELA, FICAVA ENTRE LADEIRAS E O PRÓPRIO VALE DO CANELA ERA A “ROÇA AGUIAR” INDO DO CANELA A GRAÇA A VITÓRIA PELO OUTRO LADO (CANELA/ GRAÇA). DR. AGUIAR RETIROU Às DUAS MONTANHAS E "MACADAMIZOU" O CORREDOR DA VITÓRIA BEM COMO UMA PARTE DO CANELA. NESSA ÉPOCA, SÉCULO XIX (1800), FOI UMA OBRA MUITO IMPORTANTE, POIS SENÃO ESSA RUA 7 DE SETEMBRO NO TRECHO DA VITÓRIA NÃO CONSTRUIRIA NO SÉCULO XX E PRINCÍPIOS DO XXI ENORMES PRÉDIOS.
ESSA "MACADEMIZACÃO" ELE FEZ NO CANELA ONDE HOJE É A REITORIA DA UFBA E O HOSPITAL DAS CLÍNICAS, ANTES ALI ERA O "SOLAR AGUIAR" OU "SOLAR BOM GOSTO" DEFRONTE DA RUA BOM GOSTO DO CANELA ONDE HAVIA JARDINS MUITO BONITOS, FLORIDOS. ESSA ÉPOCA HAVIA ESCRAVOS E NÃO TIRAVAM AS FLORES. HOJE COM "ESCRAVIDÃO DIFERENTE" NÃO SOBRA UMA ROSA!!! O TRIO ELÉTRICO PASSA É A CAVALICE DEGRADANDE DA MOLEQUEIRA ARRASA TUDO.
A MONARQUIA FOI ATÉ 1889 QUANDO O EXÉRCITO DERRUBOU D. PEDRO II, QUE TEVE EXÉRCITO QUE CONSTRUIU ENORMES OBRAS. AÍ É OUTRO ASSUNTO. POIS, BEM! O DR. AGUIAR NASCEU EM 1820 NA MONARQUIA E MORREU EM 1903, NA REPÚBLICA COM 83 ANOS. ESTÁ SEPULTADO COM SUA FAMÍLIA NA TRISSECULAR IGREJA DA PIEDADE DOS CAPUCHINHOS.
LADOS DIREITO E ESQUERDO QUEM ENTRA NA BELA IGREJA CUJO CONVENTO TEM OBRAS FENOMENAIS, LIVROS, HOJE MUSEU E CENTRO DE PESQUISAS SOB A DIREÇÃO DO QUERIDÍSSIMO AMIGO FREI ULISSES BANDEIRA PINTO, HOMEM CULTO. Às DUAS MONTANHAS DO LARGO DE SÃO PEDRO, DEPOIS CAMPO GRANDE LINDO, NÃO EXISTEM MAIS. LÁ ESTÁ O CABOCLO DO 2 DE JULHO DE 1823. O MARECHAL ENGENHEIRO FRANCISCO PEREIRA DE AGUIAR, NOTÁVEL ENGENHEIRO MILITAR FOI MEU TRISAVÔ.
QUANTAS OBRAS ELE FISCALIZOU, FEZ A PLANTA E CONSTRUIU NA VELHA BAHIA, RIO DE JANEIRO ATÉ EM TABATINGA FRONTEIRA DA COLÔMBIA COM A AMAZÔNIA BRASILEIRA, QUANDO FOI EXILADO “NÃO VOU PARA A GUERRA DO PARAGUAI PARA MATAR ÍNDIOS TUPIS GUARANIS. SOU ENGENHEIRO DO IMPÉRIO “. POR FAVOR, NÃO ACABEM COM A BELA HISTÓRICA VELHA CIDADE DA BAHIA. CHEGA DE VIADUTOS.
BOA NOITE! 29/05/2022. JMP COSTA PINTO//
Mín. 26° Máx. 27°