Estão abertas até 7 de março as inscrições para seleção de 29 bolsistas que vão atuar nos Núcleos de Processos (Nuprocs) do Governo de Santa Catarina. O objetivo é levar ações de ciência, tecnologia e inovação (CTI) para os órgãos públicos do Estado. O valor da bolsa é de R$ 4,8 mil, com investimento total de R$ 3,3 milhões.
O edital é fruto de uma colaboração da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) com a Secretaria de Estado da Administração Pública (SEA). O objetivo é disseminar e implantar o Modelo de Governança por Processos por meio da instituição dos Núcleos de Gestão de Processos (Nuprocs) nos órgãos do Poder Executivo Estadual, permitindo a articulação da ciência, tecnologia e inovação na integração dos órgãos públicos.
Podem concorrer profissionais com graduação em Administração Empresarial, Administração Pública, Gestão Pública e Gestão do Conhecimento. Também é necessário comprovar experiência profissional em atividades correlatas ao campo dessas áreas do conhecimento de, no mínimo, dois anos. A duração da bolsa é de até 12 meses, podendo ser renováveis pelo mesmo período.
Nuprocs são núcleos de gestão de processos, coordenados peloEscritório de Gestão de Processos (Eproc), ligados à Secretaria de Estado da Administração. O objetivo é criar esses núcleos em diferentes órgãos públicos para redesenhar processos e agilizar serviços.
Para o coordenador do Escritório de Gestão de Processos, Marcelo Schubert “a atuação dos bolsistas nos Nuprocs vai ajudar os órgãos do Poder Executivo no desenvolvimento de projetos que resultem em melhorias nos processos e, por consequência, na agilidade de entrega dos serviços prestados aos cidadãos."
CTI no Governo
O edital faz parte do Programa#Fapesc@Gov+Pesquisa&Inovação, que tem como objetivo levar ações de ciência e inovação para os órgãos públicos do Estado. “A Fapesc, a partir de um desafio que foi proposto pelo governador Carlos Moisés, tem levado oportunidades para as diversas regiões do Estado, permitindo que a ciência, a tecnologia e a inovação possam ser um instrumento de solução de demandas da sociedade em diversas esferas. Dentre os desafios que estamos buscando estão os setores empresariais, a academia e também o governo”, explicou o presidente da Fapesc, Fábio Zabot Holthausen
“Quando propomos para as diversas pastas do Estado trazer os seus problemas, nós acabamos identificando oportunidade de levar ações de pesquisa, projetos e inovação para resolver este problemas e apresentar soluções para a sociedade. Esse edital do Eproc faz parte deste escopo, ele objetiva novas metodologias usando a gestão por processos para melhorar a solução das demandas dos catarinenses”, completou Holthausen.
Mín. 24° Máx. 27°