Em uma ação conjunta para valorizar e requalificar trabalhadores do transporte coletivo, a Prefeitura de Belém e o Governo do Pará realizaram, nesta segunda-feira,19, aentrega simbólica de 300 passaportesparaemissão da Carteira Nacional de Habilitação(CNH), por meio do programa estadualCNH Pai D’égua.
A iniciativa é voltadaexclusivamente para cobradores de ônibus da Região Metropolitana de Belém(RMB), diante das mudanças no sistema de mobilidade urbana, que vem incorporandoônibus modernose climatizados quenão operam com a função de cobrador.
O evento foi marcado pelaassinatura do Termo de Cooperação Técnica entre o poder público e os sindicatosque representam os trabalhadores: o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Pará (Sintrebel) e o Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários de Ananindeua e Marituba (Sitram).
Ao todo,300 trabalhadores foram contempladoscom o benefício: 250 deles atuam em empresas de transporte de Belém e os demais são vinculados a empresas que operam em Ananindeua e Marituba. Todos terãoacesso gratuitoa todas as etapas doprocesso de habilitação, incluindoexames médicos e psicológicos, aulas teóricas e práticas, além dos testes de direção, com habilitação na categoriaexigida para condução de ônibus.
Durante a cerimônia, o governador do Pará, Helder Barbalho, destacou adimensão social e transformadora do programa. “O programa CNH Pai D’égua é um projeto pioneiro, mais do que um simples documento, é uma oportunidade de vida, de trabalho. Temos a satisfação de possibilitar isso para os cobradores, uma função que está passando por transformação. É um prazer ver vocês se adequarem e seguirem trabalhando”, afirmou.
O governador anunciou ainda queoutros 300 passaportes para CNH serão entregues em breve, além dapossibilidade de contratação dos motoristas habilitadospela empresa que venceu a concessão paraoperar o BRT Metropolitano, previsto paraentrar em operação em julho. “Iremos conversar com a empresa vencedora para que os que conseguiram se habilitar na categoria correspondente ao ônibus sejam contratados. Mais do que promover a qualificação, é conseguir a contratação de vocês a partir desse processo”, completou Helder.
O prefeito Igor Normando reforçou a importância da iniciativa como ferramenta dedignidade para os trabalhadores. “Ofertar a CNH Pai D’égua foi uma forma de garantir que esses profissionais tenhamnovas oportunidades, a partir do diálogo com a categoria. Se antes era um cenário sem perspectivas, essa iniciativa mostra a renovação da esperança para que vocês sejammantidos em seus empregos”, declarou.
Representando a categoria, o presidente do Sintrebel, Altair Brandão, destacou que o sindicato já vinha trabalhando para essa transição. “Nosso centro de formação sempre pensou que a função de cobrador iria acabar, por isso, disponibilizamos autoescola para que eles migrassem para motorista. Essa iniciativa mostra que o poder público tem a preocupação de que oscobradores não sejam demitidos, mas tenham esperança devirarem motoristas”, afirmou.
Entre os trabalhadores contemplados, o sentimento era de gratidão e renovação. Leonilson Kleiton, de 54 anos, que atua como cobrador há quase vinte anos, afirmou que vê o momento comoum recomeço. “É uma nova chance. A gente já estava vendo tudo mudar e sentindo o medo de ficar sem trabalho. Agora, com a CNH, posso continuar fazendo parte do sistema, mas em outra função. Estou muito feliz”, concluiu.
Mín. 23° Máx. 26°