A Secretaria de Justiça do Estado do Pará promoveu, em parceria com o Instituto Acelera Amazônia, ação de cidadania em um evento voltado para o empreendedorismo feminino neste sábado (17), em Belém. Foram ofertados serviços como encaminhamento para emissão de documentos, atendimento sobre direitos do consumidor e prevenção ao uso de drogas.
Segundo o titular da Seju, Evandro Garla, a promoção do empreendedorismo feminino dialoga com o trabalho de inclusão social realizado pela secretaria. “Isso passa pela documentação atualizada para exercer a profissão e pela orientação oferecida pela Diretoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon)”, explica.
Na ocasião, a Seju disponibilizou serviços como encaminhamento para RG e isenção de 2ª via de certidão de nascimento, casamento e óbito, Carteira de Trabalho Digital, 2ª via de CPF e cadastro na plataforma gov.br. O Procon, além do atendimento ao público, distribuiu exemplares do Código de Defesa do Consumidor e outros materiais informativos sobre os direitos previstos nas relações de consumo.
Carol Sampaio, coordenadora de Cidadania da Secretaria de Justiça, reforçou ao público sobre a importância de atualizar o RG. “O documento tem prazo de validade e precisa ser renovado, senão há o risco de não ser aceito na inscrição de um edital, um cadastro social ou outro processo que peça documentação atualizada. Por isso é importante aproveitar o serviço de órgão como a Seju para se orientar melhor sobre o assunto”.
A dona de casa Rosângela Alves aproveitou o evento para saber como poderia conseguir a 2ª via da certidão de nascimento. “Minha certidão original já está deteriorada. Mas, como sou do município de Mãe do Rio, acaba ficando caro eu ir à cidade e pagar por uma nova via. Aqui me explicaram sobre a possibilidade de conseguir isenção para ter o documento e ainda orientaram sobre a inscrição para benefícios sociais”, afirma.
Mín. 25° Máx. 27°