Sábado, 17 de Maio de 2025
26°

Tempo nublado

Salvador, BA

Geral CIDADANIA

Seju promove ação de cidadania em evento de empreendedorismo feminino

Iniciativa disponibilizou encaminhamento para emissão de RG, CPF e certidões, além de orientação sobre direitos do consumidor

17/05/2025 às 16h16
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Compartilhe:
Foto: Igor Oliveira / NCS Seju
Foto: Igor Oliveira / NCS Seju

Empreendedoras receberam material de prevenção às drogas produzido pela Secretaria de Justiça

A Secretaria de Justiça do Estado do Pará promoveu, em parceria com o Instituto Acelera Amazônia, ação de cidadania em um evento voltado para o empreendedorismo feminino neste sábado (17), em Belém. Foram ofertados serviços como encaminhamento para emissão de documentos, atendimento sobre direitos do consumidor e prevenção ao uso de drogas.

Segundo o titular da Seju, Evandro Garla, a promoção do empreendedorismo feminino dialoga com o trabalho de inclusão social realizado pela secretaria. “Isso passa pela documentação atualizada para exercer a profissão e pela orientação oferecida pela Diretoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon)”, explica.

Encaminhamento para RG e 2ª via de certidões foram alguns dos serviços oferecidos

Na ocasião, a Seju disponibilizou serviços como encaminhamento para RG e isenção de 2ª via de certidão de nascimento, casamento e óbito, Carteira de Trabalho Digital, 2ª via de CPF e cadastro na plataforma gov.br. O Procon, além do atendimento ao público, distribuiu exemplares do Código de Defesa do Consumidor e outros materiais informativos sobre os direitos previstos nas relações de consumo.

Carol Sampaio, coordenadora de cidadania, orienta sobre renovação do RG

Carol Sampaio, coordenadora de Cidadania da Secretaria de Justiça, reforçou ao público sobre a importância de atualizar o RG. “O documento tem prazo de validade e precisa ser renovado, senão há o risco de não ser aceito na inscrição de um edital, um cadastro social ou outro processo que peça documentação atualizada. Por isso é importante aproveitar o serviço de órgão como a Seju para se orientar melhor sobre o assunto”.

Continua após a publicidade

A dona de casa Rosângela Alves aproveitou o evento para saber como poderia conseguir a 2ª via da certidão de nascimento. “Minha certidão original já está deteriorada. Mas, como sou do município de Mãe do Rio, acaba ficando caro eu ir à cidade e pagar por uma nova via. Aqui me explicaram sobre a possibilidade de conseguir isenção para ter o documento e ainda orientaram sobre a inscrição para benefícios sociais”, afirma.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários