Para mostrar o compromisso com a saúde pública, cidadania e inclusão social, o governo do Acre está realizando um mutirão de serviços destinados a essa população neste sábado, 17, e domingo, 18. A vice-governadora Mailza Assis prestigiou o evento, que ocorre no saguão do Serviço de Atendimento Ambulatorial Especializado da Fundação Hospitalar Governador Flaviano Melo (Fundhacre), em Rio Branco.
A ação Inclusão e Bem-Estar PCD 2025 é um mutirão gratuito de atendimentos voltado às pessoas com deficiência, seus familiares e acompanhantes. A proposta é oferecer acolhimento digno, com estrutura adequada e serviços de qualidade, fortalecendo o acesso desse público a direitos fundamentais e a políticas públicas essenciais.
Promovida pelo governo estadual, por meio da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) e com apoio da Fundhacre, a mobilização reúne ainda outros órgãos estaduais, além de municipais, e parceiros institucionais. O objetivo é garantir um atendimento humanizado e promover a inclusão social.
“A saúde é um serviço prioritário, e por isso, estamos atuando em formato de mutirão, acelerando o atendimento e diminuindo as filas. Esse é o nosso propósito: melhorar o serviço de saúde no nosso estado e atender, de forma mais ágil e eficaz, as pessoas com deficiência. Aqui, o atendimento é completo, porque, além dos serviços de saúde, temos também a assistência social, a garantia de direitos e a presença de outras secretarias, todas integradas por meio do programa Juntos Pelo Acre, compondo esse conjunto de ações voltadas para essa população. É uma alegria poder contar com toda a equipe reunida nessa mobilização”, ressalta a vice-governadora.
Ao longo do fim de semana, a expectativa é atender centenas de pessoas, entre crianças, jovens e adultos, com prioridade para aquelas em processo de reabilitação, em investigação diagnóstica ou que necessitam de acompanhamento multidisciplinar especializado.
Nos dois dias de ação, estão sendo oferecidos serviços especializados nas áreas da saúde, assistência social, educação, trabalho e direitos humanos. Entre os atendimentos previstos estão: consultas com médicos especialistas (neuropediatria, ortopedia, cardiologia, psiquiatria, ginecologia, pediatria e odontologia), vacinação, emissão de documentos, orientações jurídicas, cadastro em programas sociais, distribuição de cestas básicas e entrega de vestuário.
A estrutura montada garante conforto e acessibilidade, com espaços adaptados para facilitar o deslocamento e o atendimento a todos os públicos, além de equipes capacitadas para melhor recepcionar os pacientes e acompanhantes.
A secretária adjunta de Atenção à Saúde, Ana Cristina Moraes, ressalta: “É fundamental que possamos ampliar os atendimentos em parceria com outras secretarias, compreendendo que esse usuário não é exclusivamente da área da saúde. Reconhecemos os desafios que ainda existem em relação ao acesso, mas é muito importante estarmos aqui com o apoio da nossa vice-governadora e do nosso governador, que constantemente nos incentivam a expandir esses atendimentos. O Ministério da Saúde acaba de deixar o território acreano, onde tratou da política voltada à pessoa com deficiência e nos trouxe diretrizes importantes que vão contribuir significativamente para a ampliação desses serviços”.
Segundo a presidente da Fundhacre, Soron Steiner, a ação tem um impacto muito significativo para a instituição. “É uma honra para a Fundhacre sediar um evento como este, uma ação de governo com o apoio de várias secretarias. Embora sejamos uma unidade hospitalar, entendemos que a Fundação tem um papel importante na contribuição com os nossos cidadãos. Por isso, estamos aqui acolhendo, da melhor forma possível, todos os serviços oferecidos, para garantir um atendimento integral às pessoas com deficiência”, declara.
Entre os participantes da ação está o presidente do Centro de Apoio à Pessoa com Deficiência Física do Acre (Capedac), Edvânio Silva. De acordo com ele, a iniciativa possui um grande peso e, por ser PcD, Edvânio salientou como essas ações facilitam a vida desse público.
“Essa ação é de grande valia para nós, pessoas com deficiência, que muitas vezes enfrentamos dificuldades de locomoção e de transporte para chegar a uma consulta ou mesmo a outros órgãos públicos, onde precisamos resolver questões do dia a dia. Hoje, aqui na Fundação, estão concentrados diversos serviços, tudo em um único local. Isso traz muita facilidade para nós, que temos limitações de mobilidade. O governo do Estado está de parabéns por essa iniciativa”, disse.
O programa Juntos Pelo Acre, uma iniciativa coordenada pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), que leva dignidade e cuidado a populações vulneráveis do estado, também participa ativamente da ação desenvolvida pela Sesacre.
Além dos atendimentos de orientação jurídica, a SEASDH está realizando a entrega do vestuário social, projeto que distribui roupas novas às pessoas de baixa renda e que necessitam, como forma de fortalecer a autoestima e oferecer dignidade no vestir dos cidadãos acreanos.
“O Juntos Pelo Acre é um conjunto de serviços que reúne todas as secretarias do nosso Estado, incluindo a área da saúde. A SEASDH, especificamente nesta ação, está presente com o programa de vestuário social, uma iniciativa realizada em parceria com a Receita Federal, que viabiliza a doação de roupas novas, ainda com etiqueta, para as pessoas que mais precisam”, enfatiza a titular da pasta e vice-governadora, Mailza Assis.
The post Governo do Acre realiza ação de saúde, assistência social e cidadania para pessoas com deficiência appeared first on Noticias do Acre .
Mín. 25° Máx. 26°