Nos quatro primeiros meses de 2025, o Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), em Icoaraci, distrito de Belém, manteve um índice de satisfação superior a 90% entre seus usuários. Isso quer dizer que, a maioria avalia de forma positiva os serviços prestados pela unidade, destacando aspectos como a qualidade da assistência médica e multiprofissional, além da infraestrutura do local.
Alessandra Rodrigues, 21 anos, afirmou que decidiu dar à luz ao primeiro filho, no HRAS, “pela confiança no local”. A autônoma pesquisou o funcionamento do complexo obstétrico, considerou relatos de outras mães e levou em conta o índice de satisfação. “Esse é um momento único, então escolher o Hospital Abelardo Santos para o nascimento do amor da minha vida foi acertada”, acrescentou ela.
Além da assistência obstétrica - com uma média de cinco mil partos por ano -, o HRAS também é referência na assistência infantil, tendo realizado mais de 60 mil atendimentos neste perfil em 2024. E é por meio desse serviço de urgência e emergência que a autônoma Stefany Oliveira, de 25 anos, costuma buscar atendimento para o seu filho, Wilian Oliveira, atualmente com dois anos.
Stefany parabenizou toda a equipe e destacou a importância do hospital para a população: “Essa não é a primeira vez que procuro o ‘Abelardo Santos’ com o meu filho. Como ele tem imunidade baixa, acaba precisando de assistência médica rápida e especializada. Posso dizer que o hospital foi um presente para mim, que sou moradora do distrito, mas também para todos os paraenses”, explicou.
Pelo menos três vezes por semana, Tânia de Souza Camelo, de 42 anos, precisa ir ao hospital para sessões de hemodiálise. “Descobri a doença renal aos 28 anos. Não foi fácil. Mas, graças a Deus, encontro todo o suporte necessário no Serviço de Terapia Renal Substitutiva do HRAS, com médicos e toda uma equipe de psicólogos, enfermeiros, técnicos, nutricionistas e outros profissionais”, pontuou.
Foram destacados outros pontos pelos usuários, como atendimento humanizado e resolutividade rápida dos problemas. Em seguida, ações como os projetos “Laços de Amor” e “Visita Religiosa”, que oferecem conhecimento, acolhimento e momentos de conforto. Por fim, destacaram ainda o acesso ao tratamento com alta segura e a qualidade da parte estrutural, tanto predial quanto dos equipamentos.
Pesquisa
Para alcançar esse resultado, o Hospital Abelardo Santos realiza pesquisas conduzidas pelo Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), um canal de comunicação acessível ao cidadão. Para isso, os colaboradores estão preparados para acolher o público com escuta qualificada, fornecer informações complementares e esclarecer dúvidas durante o processo de atendimento.
Para utilizar este serviço, basta se dirigir à recepção do Bloco C ou entrar em contato pelo número de WhatsApp (91) 99270-0381, para registrar sugestões, reclamações e elogios de maneira prática e ágil. Cinco profissionais estão à disposição para esse atendimento: um assistente administrativo, quatro auxiliares administrativos, um jovem aprendiz e a responsável pela coordenação do setor.
“Esse tipo de serviço é mais uma das várias ferramentas oferecidas aos nossos usuários para buscarmos melhorar mais o atendimento. A pesquisa de satisfação é justamente para evidenciar todo um trabalho em equipe, onde é possível comprovar um cenário positivo e que faz total diferença na entrega dos nossos serviços, focado sempre na humanização”, destaca a coordenadora do SAU, Hellen Monteiro.
Para a diretora-geral do HRAS, Ednise Amaral, a busca é incessante pela qualificação dos profissionais para oferecer o melhor atendimento e infraestrutura aos pacientes. “E os resultados são esses: além dos relatados, uma pesquisa que mostra o esforço e dedicação de todos os colaboradores. Além disso, a população merece a qualidade no serviço hospitalar e que ele seja eficaz”, garante.
Reconhecimento
Em março passado, o Hospital Abelardo Santos apresentou esses indicadores no Encontro Nacional da Ouvidoria Geral do SUS (ENOuvSUS2025), realizado em Brasília, no Distrito Federal. O evento, promovido pela Ouvidoria Geral do SUS do Ministério da Saúde (OuvSUS/MS), teve como meta estabelecer princípios e diretrizes para a formulação da Política Nacional de Ouvidorias do Sistema Único de Saúde.
O supervisor do SAU, Cássio Calderaro, foi quem representou a unidade na ocasião. “A nossa proposta foi bem acolhida, evidenciando o compromisso do hospital com a promoção de um atendimento mais humanizado. A participação também possibilitou o fortalecimento de parcerias estratégicas com outras instituições, contribuindo para o aprimoramento das ações da Ouvidoria”, concluiu.
O HRAS é a maior instituição de saúde pública do Governo do Pará. A unidade é gerida pelo Instituto Social Mais Saúde (ISMS), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Oferece atendimento de urgência e emergência nas áreas ginecológica e pediátrica, com pronto-socorro, cirurgia, internação clínica e Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além do suporte nas Unidades de Cuidados Intermediários (UCIn).
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