A Prefeitura de Belém e o Governo do Estado entregaram, nesta quarta-feira (07),novas ruas asfaltadas no Parque Verde, em Belém, e anunciaram a ampliação das obras de pavimentação e requalificação viária na capital paraense. As ações beneficiam mais de 42 mil moradores e fazem parte do programa Asfalto COP-30, iniciativa do Governo do Estado que prepara a cidade para a Conferência do Clima e que vai deixar um legado duradouro para toda a população.
“Já estivemos noBengui, na Pratinhae, agora, chegamos com essaforça-tarefa no Parque Verde, levando ruas asfaltadas emparceria com o Governo do Estado. É um trabalho fantástico e o resultado é testemunhado por todos aqui:fim dos alagamentos, dos buracos e do pé na lama. Sãomais de 300 vias recebendo pavimentação asfálticapara garantir que a população tenhaqualidade de vida, dignidade e saneamento”, pontuou o prefeito de Belém, Igor Normando.
No bairro do Parque Verde,11 viasestão recebendo melhorias emmobilidade urbana, totalizandomais de 3 km de intervenções. Desse total, cinco ruas já foram completamente pavimentadas, como é o caso da travessa das Angélicas.
Os serviços executados incluempavimentação asfáltica, construção de calçadas com acessibilidade, instalação de dispositivos de drenagem para o escoamento das águas pluviais e sinalização horizontal, medidas essenciais para garantirsegurança, conforto e mobilidadeà população local. A ação beneficia, diretamente, mais de42 mil moradores do Parque Verde.
“Essas obras não são apenas infraestrutura, são investimentos direto na qualidade de vida da nossa população. Estamos construindo umlegado que vai muito além da COP-30. As ruas asfaltadas significam tambémrespeito à populaçãoque, portantos anos, esperou por melhorias”, disse a vice-governadora Hana Ghassan.
Salim Marcedo, 69 anos, reflete sobre a conquista histórica para a comunidade. Morador há 30 anos da travessa das Angélicas, ele relembra os tempos difíceis quando gestões municipais passadas pouco davam atenção àsnecessidades da populaçãoda área. "Nós lutamos muito para ter o que temos hoje.Antes era só chão batido, sem pavimentação. Antes,chovia e ficava um lamaçal, hoje arealidade é outra. Só tenho a agradecer. O trabalho está aprovado", comemorou.
A professora Marcilene Freire, 47 anos, compartilha do mesmo sentimento de aprovação. Segundo ela, omomento é de prosperidadepara acomunidade que estava desassistidapelo poder públicohá quase 30 anos. “Muitos moradores, que não estão mais vivos, lutavam pela comunidade parater uma rua melhor. Essa rua estavapraticamente intrafegável. Graças a Deus que o atual governo olhou por nós. Hoje, a gente consegue passear, ascrianças podem brincar. Tudo isso équalidade de vida para os moradores”, enfatiza.
“Esse asfalto aqui é umavitória pra todo mundo. Aqui temos muitaspessoas com dificuldade de mobilidade, então isso vaifacilitar também pra chegada de serviços públicos, como acirculação de uma ambulância ou uma viatura da polícia”, disse João Paulo Raiol, 47, liderança comunitária.
As intervenções no Parque Verde integram umpacote mais amplo de investimentos: mais deR$ 231 milhõesestão sendo aplicados napavimentação de 326 ruas de Belém, distribuídas em mais de35 bairros e distritos da capital, oriundo de recursos do Governo do Estado e do Governo Federal, por meio da Itaipu Binacional.
Mín. 24° Máx. 26°