Como em todos os anos, o Hospital Getúlio Vargas (HGV) aderiu à Campanha Mundial de Higiene das Mãos, iniciada no dia 5 de maio em diversos países, com o tema “Luvas às vezes, higiene das mãos sempre”. Nesta quarta-feira (7), a campanha foi oficialmente lançada no hospital, com uma palestra que reforçou a importância do uso adequado das luvas e da higienização das mãos, contando com a participação da direção do HGV e dos infectologistas Maria de Lourdes e Eugênio Deusdará.
“Essa campanha tem como objetivo reforçar a prática da higiene das mãos nos cinco momentos indicados, além do uso correto das luvas, conscientizando sobre o impacto ambiental do descarte inadequado desses materiais, muitas vezes utilizados de forma incorreta. Queremos ressaltar, principalmente, que o uso das luvas não substitui a higienização das mãos, pois a limpeza adequada é a medida mais eficaz para prevenir infecções e salvar vidas”, explica a enfermeira Juliana Odorico, da Comissão de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (CCiras) do HGV.
O hospital já desenvolve diversos trabalhos científicos que comprovam a eficácia da higienização das mãos. “Os profissionais da CCiras já realizaram avaliações que mostraram que, nas clínicas e setores onde a prática da higiene das mãos é adotada corretamente, a prevenção e o controle das infecções relacionadas à assistência à saúde são altamente eficazes”, destaca o infectologista Eugênio Deusdará.
Segundo ele, trata-se de uma medida simples, mas com enorme potencial de salvar vidas. “Essa prática tem uma importância e uma eficácia imensas para minimizar, prevenir e controlar infecções. Por isso, é essencial que o HGV continue abordando esse tema e que todos pratiquem a higienização das mãos sempre que houver indicação”, reforça o médico.
Além das palestras, a campanha inclui um concurso de produção de vídeos com o tema “Higienização das mãos e uso adequado de luvas previnem infecções”, buscando engajar as equipes e ampliar a conscientização no hospital.
Mín. 24° Máx. 26°