Quinta, 08 de Maio de 2025
23°

Tempo limpo

Salvador, BA

Cidades Alagoinhas - BA

Programa “Melhor em Casa” é ampliado e pacientes passam a ser acompanhados desde a alta hospitalar

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) está intensificando as ações do programa “Melhor em Casa” e, a partir de agora, os pacientes serão acomp...

07/05/2025 às 10h31
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Alagoinhas - BA
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Prefeitura de Alagoinhas - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Alagoinhas - BA

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) está intensificando as ações do programa “Melhor em Casa” e, a partir de agora, os pacientes serão acompanhados desde o momento da alta hospitalar, incluindo o trajeto até suas residências. A iniciativa garante o suporte necessário para que a recuperação completa ocorra no ambiente domiciliar, com acompanhamento personalizado de uma equipe multidisciplinar da rede municipal de saúde. Nesta terça-feira, três pacientes receberam alta e foram acompanhados por especialistas do município.

O “Melhor em Casa” é um serviço de atenção domiciliar do Sistema Único de Saúde (SUS) que oferece atendimentos personalizados, desde o acompanhamento médico e nutricional até fisioterapia, enfermagem e assistência social. Com foco na desospitalização, o programa promove a autonomia e a recuperação do paciente no conforto de sua residência. Como se trata de um serviço público contínuo, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), que trabalha em parceria direta com as equipes do Hospital Dantas Bião, passa a identificar os pacientes com maior potencial de alta hospitalar.

“Os pacientes passam por uma avaliação e, dependendo do caso, podem ser liberados para concluir o tratamento em casa. Com essa triagem prévia, nossa equipe consegue iniciar o acompanhamento de forma mais ágil, otimizando o processo de desospitalização, por meio de um contato direto que se estabelece ainda dentro do hospital. Embora o programa preveja que o acompanhamento ocorra no domicílio, uma equipe da Sesau está indo até o Hospital Dantas para identificar, com antecedência, os pacientes com perspectiva de alta e acompanhá-los de perto”, explica o secretário da Sesau, Virgínio Pereira.

Continua após a publicidade

Ao receber a notícia de que continuaria o tratamento em casa, o caminhoneiro José do Nascimento Souza enalteceu o atendimento recebido desde o início da internação e destacou a importância de continuar sendo cuidado pela equipe de saúde de Alagoinhas. “Apesar de ter sido muito bem tratado pelo pessoal do Dantas Bião, eu sei que vou me recuperar melhor estando em casa, onde fico mais tranquilo e sei que poderei contar com o apoio da prefeitura pra continuar me cuidando”. Para a dona de casa Maria Lúcia Rodrigues, esposa do paciente, a recuperação dele deverá ser ainda mais rápida. “Sou grata a Deus porque colocou essas equipes, muito boas, em nossas vidas. Eu sei que a recuperação será ainda melhor quando ele terminar o tratamento em casa, com nossos familiares perto”, diz.

O médico-residente Daniel Rios, que atua no Hospital Dantas Bião, também destacou os benefícios da continuidade do tratamento em casa. “Essa alta precoce aconteceu porque temos uma equipe multiprofissional aqui no hospital, o que facilita o processo. A continuação do tratamento se torna um ganho, haja vista que a desospitalização gera mais qualidade de vida. O acolhimento familiar ajuda no processo de recuperação”, afirma.

Continua após a publicidade

Entenda o processo
O atendimento domiciliar feito pela equipe da Sesau acontecerá na casa do paciente, após uma avaliação personalizada da condição do mesmo, como explica a coordenadora do “Melhor em Casa”, a enfermeira Cláudia Nóbrega. Segundo ela, a equipe atua de forma multidisciplinar, estimando os dias e procedimentos necessários para garantir a eficiência do tratamento.

“A gente avalia e faz um projeto terapêutico individualizado do paciente, vendo a necessidade do que ele precisa. Então, faremos a programação de atendimentos. As visitas são sempre com a equipe completa; temos um veículo que atende a essa necessidade de estarmos todos juntos, quando formos em direção à casa do paciente. Hoje, o município de Alagoinhas tem 17 pessoas recebendo esse tipo de acompanhamento, e queremos estender esse número para 50. O ‘Melhor em Casa’, agora em nossa cidade, começa ainda dentro do hospital, pois antes acontecia do paciente receber alta e esse contato se perder no tempo. Agora, temos maior controle, saindo com ele do hospital até a residência, onde já começamos a ofertar a sequência do tratamento”, conta Cláudia.

Continua após a publicidade

José do Nascimento Souza recebendo alta do hospital

A equipe da Sesau, do “Melhor em Casa”, acompanhando o paciente até em casa

José do Nascimento Souza sendo atendido pela equipe da Sesau

Cláudia Nóbrega

Osecretário da Sesau, Virgínio Pereira
Fotos: Roberto Fonseca/Secom/Alagoinhas
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários