A Secretaria de Cultura, por meio da Biblioteca Municipal Orlando Lobo, divulgou as datas da programação cultural do mês de maio para a população marabaense. Glecia Souza, que é a atual coordenadora da biblioteca, conta que essa agenda é desenvolvida com o propósito de fomentar a cultura local para escolas e a comunidade, mantendo a arte da cidade cada vez mais influente.
“É uma biblioteca viva, não é somente o acervo para a circulação dos leitores, mas também desenvolve outras atividades que envolvem a cultura em si, e que se estende além do processo da leitura”, pontua.
A programação de maio começa no dia 7, quarta-feira, com a Contação de Histórias, que faz parte das dinâmicas fixas da biblioteca. Renata Dutra com a presença dos alunos da escola José de Mendonça Vergolino, apresenta A casa que Pedro Fez de Corina Maria Peixoto Ruiz. Esse contato com escolas municipais é importante para aproximar mais os estudantes com a cultura local e estimular o contínuo conhecimento com nossas histórias enquanto cidadãos marabaenses.
Um dos destaques também é o Cine Lobo que é uma exposição de produções audiovisuais de diretores locais, apoiada por leis que promovem a cultura. A estreia de maio é o documentário Eu Sou Meu Próprio Lar da cineasta Lara Borges, no dia 9, em parceria do Cineclube Cinema Livre com a Biblioteca Municipal. A mostra também é marcada por debates entre os participantes e a diretora.
O Escritor na Escola é um projeto de extensão da biblioteca onde autores de Marabá vão a escolas da cidade a fim de terem contato com os alunos, promovendo a escrita local para além dos muros do Orlando Lobo. O evento ainda tem rodas de conversas e sorteios de livros. A escritora convidada é Francisca Cerqueira mostrando sua obra e o encontro é mediado pelo professor Airton Souza, na escola E.M.E.F. Deuzuita Melo de Albuquerque, no 12.
No dia 17, haverá outro lançamento de livro na instituição e mediado pela coordenadora Glecia Souza. Lusa Silva escreve As proezas do Curupira – Vol. 3 com mais histórias e lendas da região. É importante que Marabá conheça histórias que fazem parte do imaginário coletivo, pelo o olhar dos autores do município.
Assim como o projeto Escritor na Escola, existe também a Biblioteca Vai à Escola, com contação de histórias e recital de poemas, a escola da vez é o Núcleo de Educação Infantil Liberdade, no dia 21 de maio. A ação conta com a presença de Adão Almeida, Patrícia Padilha e Glecia Souza que reúne os alunos de alguma escola selecionada de Marabá para aplicar o projeto.
Os alunos do 6º ao 9º ano da escola Raimundo Gomes, do distrito Brejo do Meio, visitam o prédio no dia 28 para ouvirem histórias e conhecerem as dependências da biblioteca, que leva cultura de qualidade para além dos perímetros de Marabá.
A programação segue com a oficina Elaboração de Projetos Culturais, dos dias 19 a 23, uma realização do Movimenta Cultura. Durante uma semana, a biblioteca abre suas portas, com o objetivo de instigar a comunidade à produção de suas próprias obras. O ato ainda vai contar com a presença de artistas de Marabá instruindo os participantes, cada um na sua área. Para participar da oficina, é necessário preencher um formulário que será disponibilizado nas redes sociais da Secult.
Para encerrar, no dia 31, haverá o lançamento do livro Poeira de Diamantes: Vozes e Histórias nascentes em terras brasileiras, evento organizado por Gabi Silva e Socorro Camelo que vai apresentar ao público o livro escrito coletivamente pela instituição Mocoham. Poeira de Diamantes tem como linha literária histórias e lendas da Amazônia sob uma perspectiva de autores locais e conta ainda com a participação de Naza Russi e Patrícia Luz com leitoras dessas histórias.
Todos os eventos da biblioteca são gratuitos e abertos ao público, mesmo alguns deles sendo destinados a um grupo específico, como as leituras infantis. Entusiasmar o crescimento cultural e oferecer mais conhecimento às pessoas que já atuam na cultura ou que desejam desenvolver essa paixão em nossa cidade, é um dos pilares que regem o trabalho feito pela a equipe da Biblioteca Municipal.
Texto: Kauã Fhillipe
Fotos: Paulo Sergio
The post Secult: Programação de maio da Biblioteca Orlando Lobo tem contação de histórias, lançamentos de livros e muito mais appeared first on Prefeitura de Marabá - Pa .
Mín. 26° Máx. 27°