Entre os dias 30 de abril e 5 de maio, Sergipe é palco de mais um grande evento esportivo nacional: o Campeonato Brasileiro Interclubes (CBI) Sub-16 Masculino de Voleibol. A competição, realizada no Colégio Arquidiocesano, em Aracaju, traz jogos a partir das 9 horas da manhã.
O torneio conta com a participação de 12 equipes de diversas regiões do país: Apcef-SE, Desportivo-RN, S.C. Recife-PE, Vitaliza-PE, Isaec Ceat-RS, Shiro Saigorn, Vinivôlei-SE, Campo Grande-MS, GNU-RS, Fortaleza-CE, Apan-SC e A.A. Nilton Lins-AM.
A realização do campeonato reforça o compromisso do Governo de Sergipe com o desenvolvimento esportivo, em consonância com as discussões e estratégias traçadas no Fórum Estadual de Formação Esportiva, realizado recentemente no estado. "Esse campeonato é um reflexo direto do trabalho que temos promovido em Sergipe. Investir na base é investir no futuro do esporte sergipano e brasileiro", destacou a secretária de Estado do Esporte e Lazer, Mariana Dantas.
Além de impulsionar a formação de novos talentos, o evento também evidencia o fortalecimento das entidades esportivas locais. Atualmente, o número de clubes filiados e associados em Sergipe está em crescimento contínuo, ampliando a participação do estado em competições nacionais.
Para o gerente de esportes da Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal de Sergipe (Apcef-SE), Kleber Quintela, equipe anfitriã da competição, o campeonato é uma oportunidade única para os jovens atletas. "Estamos muito felizes em receber equipes de todo o Brasil aqui em Aracaju. Mais do que competir, é um momento de integração, troca de experiências e fortalecimento do voleibol sergipano", afirma.
Quem também vibra com a oportunidade é Raimundo Neto, técnico da equipe sergipana TN13. ''A expectativa para o nosso CBI em casa é muito grande, a gente vem trabalhando há mais ou menos um ano e meio, conseguimos pegar muita experiência jogando com equipes adultas, e fomos, agora, medalha de bronze em Agrestina, Pernambuco. Então, conseguimos fazer um bom intercâmbio, os meninos pegaram uma bagagem muito legal, estão preparados para a competição, e acho que o fator de jogar em casa é muito importante, principalmente pelo apoio da torcida, isso pesa muito''.
A entrada para assistir às partidas é gratuita, e o público poderá acompanhar de perto futuros destaques do voleibol nacional. Ao longo dos próximos dias, a competição deve movimentar a cidade, incentivar a prática esportiva e fortalecer ainda mais Sergipe como referência em eventos esportivos de formação.
Mín. 25° Máx. 27°