A abertura do Primacanta, na noite desta terça-feira (29), no Lago Municipal, foi marcada por música, cultura, gastronomia e também por uma importante reflexão ambiental. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura (SAMA) aproveitou o evento para reforçar a importância da reciclagem e da sustentabilidade com a presença especial do mascote Dinho, símbolo da coleta seletiva em Primavera do Leste.
Com carisma e consciência, Dinho não apenas interagiu com o público, mas também deixou uma mensagem poderosa. Em sua fala, destacou a responsabilidade coletiva com o meio ambiente: “Todos nós fazemos parte da sociedade, vivemos juntos. Não é só importante nos preocuparmos com a gente, mas com todas as gerações que estão por vir. O mundo está aquecendo cada vez mais, e nosso município também. Se cada um fizer a sua parte, incentivar o vizinho, a família, a mudança acontece.”
A iniciativa faz parte da campanha Primavera Limpa, que vem ganhando força em eventos públicos com o objetivo de estimular o descarte correto de resíduos e a valorização do trabalho das cooperativas de reciclagem. “Estamos levando essa mensagem para todos os espaços. O lixo reciclável pode voltar à natureza transformado e gerar renda. Precisamos enxergar esse potencial”, destacou o secretário de Meio Ambiente, Evaldo Takizawa.
Ele também anunciou a reativação do programa Pro Catador, que visa incluir e apoiar catadores em situação de vulnerabilidade social. “Esses profissionais exercem um papel fundamental na sociedade e não podemos deixá-los na invisibilidade”, reforçou Evaldo.
O coordenador de Meio Ambiente, Paulo Rocha, também participou da ação e lembrou à população que o município já possui um cronograma estruturado para a coleta seletiva e a coleta comum. “É fácil acessar: no site da Prefeitura, basta ir à aba Cronograma da Coleta Seletiva e conferir os dias e bairros atendidos. A orientação é separar os resíduos recicláveis em sacos azuis e os resíduos úmidos, como restos de alimentos, em sacos pretos.”
Paulo ainda destacou o papel da família na transformação ambiental: “A coleta seletiva começa em casa. É um exemplo que damos aos nossos filhos. Mudar hábitos é fundamental para garantir um futuro melhor para eles e uma cidade mais sustentável para todos.”
Por fim, Evaldo encerrou a participação da SAMA com um dado preocupante: “Cada morador do município gerou, em média, 700 gramas de resíduos sólidos por dia no último ano. Metade disso poderia ter sido reciclada, representando uma oportunidade de um R$ 0,42 por quilo — recursos que poderiam retornar para nossa cidade. Precisamos do engajamento de todos para transformar esse potencial em realidade.”
Com essa participação da SAMA, Primavera do Leste segue construindo um futuro mais verde, justo e participativo.
Mín. 25° Máx. 27°