Terça, 29 de Abril de 2025
27°

Tempo nublado

Salvador, BA

Cidades COP 30

Escola Nacional oferta curso para atendimento a turistas em Mosqueiro

Quarenta pessoas serão qualificadas no segmento de atendimento ao turista, no distrito de Mosqueiro, Região Metropolitana de Belém, durante curso o...

28/04/2025 às 18h51
Por: Redação Fonte: Agência Belém
Compartilhe:
Foto: Arquivo - João Gomes
Foto: Arquivo - João Gomes

Quarenta pessoas serão qualificadas no segmento de atendimento ao turista, no distrito de Mosqueiro, Região Metropolitana de Belém, durante curso ofertado pela Escola Nacional de Turismo, uma ferramenta educacional criada pelo Ministério do Turismo e executada pelo Instituto Federal de Educação do Pará (IFPA), com apoio da Prefeitura de Belém e do Governo do Pará.

Todas as quarenta vagas ofertadas foram preenchidas, superando as expectativas da coordenação que, a partir do segundo semestre deste ano, irá abrir outras modalidades, conforme resultado da pesquisa sobre a preferência do mercado local. O estado do Pará foi o primeiro a receber o projeto da Escola Nacional de Turismo, que vem avançando por municípios polos como Belém, Salinópolis, Bragança e Santarém e a região insular de Belém, com ênfase nas ilhas de Mosqueiro e Combu - notáveis pelas práticas turísticas de lazer e gastronomia.    

As aulas do curso de atendimento ao turista, em Mosqueiro, começam dia 12 de maio, na escola estadual Honorato Filgueiras, no bairro da Vila. O curso de atendimento ao turista tem uma série de vantagens, como gratuidade total do material didático e o pagamento de subsídio financeiro de R$ 400 (pago em duas parcelas) para ajuda de custo de transporte e alimentação.

Secretária marcou presença durante a entrega de documentos - Crédito: Nenhum
Secretária marcou presença durante a entrega de documentos - Crédito: Nenhum

A secretária municipal de Cultura e Turismo, Cilene Sabino, esteve em Mosqueiro, na manhã de sábado, 25, acompanhando a entrega da documentação por parte dos candidatos inscritos e visitando o Centro de Atendimento ao Turista (CAT), no terminal hidroviário, além da escola Honorato Filgueiras, local das aulas.

Continua após a publicidade

De acordo com a secretária, a formação técnica dos moradores de Mosqueiro visa preparar o mercado para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP-30), que será realizada em Belém em novembro, com previsão de participação recorde de turistas e visitantes, além das comitivas de países internacionais.

“Queremos preparar nosso mercado profissional para agir durante e após a COP, já que o turista bem tratado sempre volta, mantendo aquecida a cadeia do turismo, gerando renda e emprego para quem está qualificado e disposto e se tornar um profissional com nível de excelência”, destacou a secretária Cilene Sabino, que agradeceu, também, o apoio do prefeito de Belém, Igor Normando, e do Governo do estado.

Continua após a publicidade

Crescimento

O distrito de Mosqueiro, distante 70 KM de Belém, por via terrestre, é um polo de belezas naturais com praias de rio e berço da cultura popular da herança mestiça de índios e colonização portuguesa. No distrito, a Prefeitura de Belém promove diversas obras e reformas, como o Portal de acesso à ilha e a Biblioteca Maria Lúcia Medeiros.

No terminal hidroviário está prevista a instalação de Feira de Artesanato e Gastronomia, conforme explicou Marcos Silva, coordenador do Centro de Atendimento ao Turista. “Já realizamos a primeira edição dessa Feira com bastante sucesso, mas a ideia é torná-la permanente para geração de pequenos negócios aos artesãos de Mosqueiro, assim como a gastronomia, que tem grande tradição na ilha”, disse ele. “Também estamos em negociação com o prefeito Igor Normando, objetivando o funcionamento da lancha expressa para linha fluvial entre Belém e Mosqueiro, ofertando mais conforto e acessibilidade aos visitantes”, completou.

Continua após a publicidade

Oportunidades

Oportunidades de cursos devem crescer até a COP-30 - Crédito: Nenhum
Oportunidades de cursos devem crescer até a COP-30 - Crédito: Nenhum

A oferta do curso de atendimento ao turismo superou as expectativas da coordenação com mais de cem inscrições para um total de quarenta vagas. Para quem conseguiu, o momento é de esperança num futuro com trabalho e oportunidades. A estudante Jhocksta Bekmen, moradora do Distrito Industrial, em Ananindeua, estava desde cedo aguardando o momento para finalizar a inscrição. Ela disse que sempre gostou da área do turismo, principalmente, do atendimento a pessoas com deficiência. “O curso também abre novos caminhos de conhecimento e melhora nossa estima, então, eu me sinto renovada e bastante esperançosa em dias melhores para nós”, disse. 

A jovem Evelyn Cruz Tavares, moradora da área da praia do Bispo, disse que o curso veio em boa hora, já que ela pretendia cursar aulas técnicas. “Eu já terminei o ensino médio, mas não quero fazer o nível superior, por enquanto, então esse curso vai me ajudar bastante”, destacou. O curso também atraiu pessoas de áreas afins como gastronomia e artesanato, por exemplo. As chefs Adriana Uchôa e Patrícia Cunha, recém-formadas pela Universidade do Estado do Pará, também não perderam a oportunidade. “Queremos continuar estudando e crescendo cada vez mais”, disseram.

Potencial turístico

Mosqueiro deverá continuar recebendo as ações da Escola Nacional de Turismo e da Prefeitura de Belém pelo potencial que apresenta, atraindo milhares de pessoas durante o ano inteiro. Segundo Danilo Titan, da coordenação dos cursos, a comunidade deverá apontar o que considera mais importante para melhorar a vertente turística. Na grade da escola existem de 8 a 9 cursos como camareiras, gestão de pequenos negócios, inglês, espanhol entre outros voltados à valorização do segmento. “Nós estamos atendendo uma solicitação do subprefeito de Mosqueiro, Renato Brandão e do coordenador do CAT, Marcos Silva, para esse primeiro curso, mas a comunidade é que vai indicar os próximos cursos, pois temos a possibilidade de elaborar um curso exclusivo para Mosqueiro”, adiantou Titan.

O diretor de projetos do Ministério do Turismo, professor Marcos Cezar Barbosa, que acompanhou a visita da secretária Cilene Sabino, também destacou que esse primeiro curso atendeu pedido da comunidade, por meio da Semcult e da subprefeitura de Mosqueiro. “Mosqueiro é um distrito com forte potencial e nós estamos aqui realizando o curso de qualificação com essa primeira turma contribuindo com apoio técnico sempre voltado ao crescimento das riquezas culturais paraenses na Região Metropolitana de Belém, e as ilhas de Combu e Mosqueiro”, disse o diretor.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários