O presidente da Fapema, Nordman Wall, recebeu os professores Genilson Martins (IFMA) e Daniely Gaspar (UFMA), coordenadores do projeto Astronomia no Sertão, vencedor do Prêmio LED – Luz na Educação 2025, promovido pela Rede Globo e Fundação Roberto Marinho. Durante a visita, realizada nesta quarta-feira (23), os professores agradeceram o apoio institucional do Governo do Estado, por meio da Fundação, que tem sido essencial para o desenvolvimento e a visibilidade da iniciativa. O encontro contou também com a presença do diretor científico da FAPEMA, Cristiano Capovilla.
“O reconhecimento nacional que o projeto conquistou é uma prova do impacto da ciência quando aplicada com propósito social. A Fapema tem muito orgulho de apoiar iniciativas como essa, que promovem a inclusão e despertam o interesse pela ciência nas comunidades mais afastadas do nosso estado”, afirmou o presidente Nordman Wall.
“É um orgulho ver que, sob a liderança do governador Carlos Brandão, temos fortalecido o apoio à ciência, à educação e à inclusão em todas as regiões do Maranhão", completou.
O projeto, iniciado em 2018 na cidade de Grajaú, começou com o reaproveitamento de um telescópio em desuso e cresceu, levando telescópios, oficinas de robótica e atividades científicas para comunidades indígenas e rurais do Maranhão. A proposta é levar educação científica de forma lúdica e acessível aos estudantes dessas localidades.
A conquista do Prêmio LED, anunciada em 17 de abril, deu grande visibilidade ao Maranhão. A cerimônia foi acompanhada ao vivo pela comunidade da aldeia Arymy, que montou uma tenda com telão para celebrar a vitória.
Os coordenadores retornarão ao Rio de Janeiro nos dias 13 e 14 de junho para participar do Festival LED, onde apresentarão novamente o projeto.
“Estamos aqui para agradecer o apoio do Governo do Estado, da Fapema, e buscar fortalecer a parceria. A presença da Fapema tem sido fundamental para que consigamos levar ciência e tecnologia a quem mais precisa”, destacou o professor Genilson Martins. Ele lembrou ainda que o projeto já havia sido premiado em 2022 com o primeiro lugar na categoria PopVídeo Ciências do Prêmio Fapema — e novamente em 2024.
A professora Daniely Gaspar também fez questão de registrar o agradecimento: “Viemos compartilhar essa conquista com toda a equipe da FAPEMA, que faz parte dessa vitória junto com a gente. Sem o apoio da Fundação, não teríamos chegado até aqui.”
O Prêmio LED – Luz na Educação é uma iniciativa da Rede Globo e da Fundação Roberto Marinho que reconhece projetos educacionais inovadores em todo o Brasil. A premiação avalia impacto, inovação, consistência e possibilidade de ampliação das ações. A vitória do Astronomia no Sertão reforça o compromisso da FAPEMA e do Governo do Maranhão com o fortalecimento da educação científica como instrumento de transformação social.
Mín. 25° Máx. 28°