A Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) recebeu, na manhã deste sábado (5), mais uma edição da tradicional caravana de doação de sangue promovida em parceria com a Guarda de Nossa Senhora de Nazaré (GNSN). A ação já faz parte do calendário solidário do Hemopa e hoje mobilizou dezenas de integrantes da Guarda, que compareceram ao hemocentro coordenador, em Belém, para contribuir com o estoque de sangue e reforçar o compromisso cristão com a vida.
Ao todo, 514 candidatos à doação participaram da campanha, resultando em 397 coletas efetivadas, o que representa um volume capaz de beneficiar até 2.056 pessoas com transfusões — uma das maiores mobilizações do ano no hemocentro coordenador.
Considerada a maior guarda católica do mundo, a Guarda de Nazaré conta atualmente com cerca de 2.700 integrantes voluntários, todos do sexo masculino. Ao longo de todo o ano, os guardas atuam na Basílica Santuário de Nazaré e nas comunidades da paróquia, prestando apoio em missas, procissões e eventos religiosos e sociais. A importância da GNSN para a fé e a cultura paraense é reconhecida oficialmente: o grupo é Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado do Pará, condecorado com a Medalha de Honra da Prefeitura de Belém e reconhecido pela Arquidiocese como parte indispensável da festividade do Círio.
Durante toda a manhã, os voluntários participaram da programação especial organizada pelo Hemopa, com acolhimento, lanche, oração e entrega de certificados de participação, como forma de reconhecimento ao ato de amor ao próximo. A imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré também esteve presente, abençoando a iniciativa.
Para o presidente da Fundação Hemopa, Paulo Bezerra, a campanha realizada com a Guarda da Santa tem um significado especial. “A doação de sangue está fortemente ligada ao conceito de entrega, ao exemplo de Deus, que deu Seu Filho, e de Jesus, que doou a própria vida para salvar a humanidade. Esse gesto se reflete simbolicamente na doação de sangue: um ato simples que salva vidas”, destacou.
A gerente de captação de doadores do Hemopa, Juciara Farias, também ressaltou a importância da campanha. “Cada guarda que teve a atitude de doar sangue está contribuindo diretamente com a saúde de pessoas que dependem de transfusões. Essa atitude representa vida para quem mais precisa”, afirmou. Ela enfatizou ainda que muitos aspirantes e guardas estão sendo incentivados a se tornarem doadores regulares, fortalecendo o estoque do hemocentro ao longo do ano.
O coordenador da Guarda de Nazaré, Oscar Nivaldo Filho, destacou o sentido de dever cristão que move a ação. “É muito importante estarmos aqui hoje, não só por trazer nossos irmãos para doar sangue, mas principalmente porque esse gesto salva vidas. Como cristãos, esse é um dever que devemos cumprir não apenas durante campanhas como essa, mas pela vida inteira”, ressaltou.
Representando a Basílica Santuário de Nazaré, o reitor Padre Francisco Assis de Oliveira reforçou o espírito de fé que marcou o encontro. “Vivenciamos uma manhã marcada por oração e fé, acompanhada da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré. Nosso sentimento é de profunda gratidão à Fundação Hemopa pela acolhida tão generosa, e a todos os irmãos e irmãs da Guarda que realizaram esse gesto nobre. Que esse exemplo possa motivar muitas outras pessoas a fazerem o mesmo. É isso que desejamos: multiplicar o amor por meio da solidariedade”, afirmou.
O Coral da Guarda também esteve presente e levou música ao momento de doação. Para o vice coordenador do grupo, Antônio Pereira, cantar e doar são formas complementares de espalhar o amor. “Enquanto a gente doa, também está trazendo vida. Mais do que a música em si, o que queremos é tocar o coração de cada irmão que vier aqui”, afirmou. Ele incentivou: “Mesmo que você não possa doar, traga alguém que possa. Porque vida é amor, e amor é Deus”.
Entre os doadores, o guarda Jorge de Vecchi compartilhou sua experiência. “É gratificante poder ajudar a salvar vidas por meio da doação de sangue. Uma única bolsa pode beneficiar até quatro pessoas que estão precisando”, disse. Ele ainda deixou um recado: “Mesmo que você não faça parte da Guarda de Nazaré, venha doar sangue. É um ato muito importante. E quem está com boa saúde pode — e deve — ajudar”.
A parceria entre Hemopa e Guarda de Nazaré é de longa data e vem contribuindo, ano após ano, para salvar centenas de vidas, ao mesmo tempo em que inspira outras instituições a seguirem o exemplo.
Serviçoe -A Fundação Hemopa reforça que a doação de sangue é um ato simples, rápido e seguro, capaz de salvar até quatro vidas. Para doar, é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg e apresentar um documento oficial com foto. Menores de 18 anos precisam de autorização dos responsáveis legais. O hemocentro coordenador funciona de segunda a sábado, das 7h30 às 18h, na Avenida Serzedelo Corrêa, no bairro Batista Campos, em Belém.
Com informações de Felipe Borges (estagiário) - Ascom/Hemopa
Mín. 27° Máx. 28°