A implementação da educação financeira nas escolas municipais está sendo sugerida pelo presidente da Câmara de Sorriso, Rodrigo Matterazzi (Republicanos) ao Executivo por meio da Indicação 252/25.
Para o vereador, a disciplina representa um grande avanço para a formação cidadã dos estudantes. “O tema, que já é reconhecido como essencial para o desenvolvimento de habilidades financeiras saudáveis, contribui para a autonomia econômica e para a prevenção de endividamentos futuros”, defende.
Segundo ele, com a inserção desse conteúdo no currículo escolar, os alunos têm a oportunidade de aprender conceitos fundamentais, como orçamento, poupança, investimentos, juros e planejamento financeiro. “Esses ensinamentos permitem que as crianças e adolescentes desenvolvam uma relação mais consciente com o dinheiro, evitando gastos impulsivos e compreendendo a importância de estabelecer metas econômicas”, pontua.
Outra vantagem da educação financeira nas escolas apontada pelo vereador é a possibilidade de reduzir as desigualdades econômicas ao longo do tempo. “Jovens que aprendem desde cedo a gerir seus recursos financeiros estão mais preparados para lidar com desafios econômicos, tomar decisões conscientes e buscar oportunidades de crescimento”, acrescenta.
A indicação, subscrita pelos demais vereadores, será encaminhada às secretarias municipais competentes.
Texto: Ângela Gimenez
Fotos: Ilustrativa/Keli Santin
Mín. 26° Máx. 28°