A Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, realizou, nesta terça-feira, 25, o I Encontro Sergipano de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs). O evento aconteceu no auditório do Centro Especializado de Reabilitação (CER IV) e reuniu gestores de ILPIs de todo o estado, além de representantes das secretarias municipais de assistência social e saúde.
A iniciativa teve como objetivo aprimorar a governança dessas instituições, fortalecer a rede de acolhimento e garantir melhores condições de vida para os idosos institucionalizados. Durante o encontro, foram debatidas estratégias de captação de recursos, boas práticas de gestão e desafios na oferta de cuidados especializados.
A secretária de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania, Érica Mitidieri, destacou a importância do evento para a política de assistência social voltada à pessoa idosa. "Nosso compromisso é garantir que as ILPIs tenham acesso a estratégias que fortaleçam sua atuação, promovendo dignidade, proteção e qualidade de vida para os idosos institucionalizados”, ressalta.
Já a coordenadora de Políticas Públicas da Pessoa Idosa, Ianne Cavalcante, também ressaltou o impacto do encontro. "Nos reunimos para fortalecer o trabalho das ILPIs e aprimorar as políticas públicas que resguardem os direitos das pessoas idosas institucionalizadas. Este evento representa um marco na construção de estratégias para qualificar ainda mais essa rede de atendimento em Sergipe", afirma.
O presidente do Conselho Estadual do Idoso, Durval Andrade, salientou a importância do encontro para a troca de experiências e fortalecimento das ILPIs. "O Encontro Sergipano de ILPIs é uma oportunidade essencial para debatermos as dificuldades enfrentadas pelas instituições e buscarmos soluções conjuntas. Precisamos fortalecer o diálogo entre governo, sociedade civil e os gestores das ILPIs para garantir que nossos idosos recebam a assistência digna que merecem. A captação de recursos e a melhoria na estrutura dessas instituições são pontos fundamentais que precisam de atenção contínua”, frisa.
Além das discussões técnicas, a programação contou com uma palestra ministrada pelo doutor Cláudio Stucchi, especialista na área, promovendo uma troca de experiências entre os participantes. Com isso, o evento reuniu cerca de 19 ILPIs e representantes das secretarias de assistência social e da saúde do âmbito municipal, somando 64 pessoas.
A assistente social do Same - Lar de Idosos Nossa Senhora da Conceição, Nádia Costa, falou sobre a crescente demanda por vagas nas ILPIs e os desafios enfrentados. "A demanda por vagas nas ILPIs tem crescido significativamente, refletindo o envelhecimento da população e a necessidade de maior suporte social para os idosos. Hoje, enfrentamos desafios como a falta de recursos financeiros e materiais essenciais para garantir um atendimento de qualidade. Eventos como este são fundamentais para compartilhar conhecimentos, fortalecer a rede de assistência e buscar novas estratégias para melhorar o acolhimento da pessoa idosa em Sergipe”, pontua.
Mín. 25° Máx. 27°