A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), em parceria com o Ministério da Saúde, realizou, nesta terça-feira (25), um webinário sobre o “Novo Financiamento da Atenção Primária: Vínculo e Acompanhamento Territorial” para gestores municipais, profissionais de saúde e demais interessados no tema.
O evento, coordenado pela Gerência de Atenção Primária, teve como objetivo garantir que os municípios compreendam as novas regras de cofinanciamento federal e seus impactos na organização e no fortalecimento da Atenção Primária à Saúde (APS) no estado.
“Compreendemos que ações estratégicas como esta fortalecem o apoio aos municípios, promovendo maior vinculação dos usuários ao território, melhor qualidade no acompanhamento e maior fortalecimento da Atenção Primária à Saúde no nosso estado”, afirmou Virgínia Pinheiro, coordenadora de Atenção Primária à Saúde da Sesapi.
Durante o webinário, foram abordados especialmente os componentes de vínculo e acompanhamento territorial, destacando a importância da relação entre profissionais de saúde e usuários, além da necessidade de um monitoramento efetivo para a qualificação dos serviços prestados.
A programação contou ainda com a participação de especialistas do Ministério da Saúde, que esclareceram critérios, indicadores e os impactos dessa nova abordagem nos territórios e em suas populações.
Bhassia Barroso, gerente de Atenção Primária da Sesapi, destacou a participação dos 224 municípios piauienses no evento. “Foi um momento fundamental para esclarecer dúvidas e compreender as novidades sobre o cofinanciamento federal”, concluiu a gestora.
Mín. 26° Máx. 28°