Sábado, 22 de Fevereiro de 2025
29°

Tempo limpo

Salvador, BA

Saúde Saúde

Serviço de acolhimento: pais de recém-nascidos internados também participam do cuidado no HGCC

Os pais estão inseridos no acompanhamento constante dos filhos internados no HGCC O Serviço de Acolhimento Materno do Hospital Geral Dr. César Cals...

22/02/2025 às 08h21
Por: Redação Fonte: Secom Ceará
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Os pais estão inseridos no acompanhamento constante dos filhos internados no HGCC

O Serviço de Acolhimento Materno do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC) é também destinado aos pais dos recém-nascidos internados no Centro de Neonatologia da instituição, unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). O serviço garante apoio emocional, psicológico e terapêutico não somente às mães, mas também aos pais. Isso proporciona um ambiente de acolhimento e apoio integral à família durante um período de fragilidade.

O espaço é disponibilizado para que os pais possam descansar, estar junto das mães e passar o dia ao lado de seus filhos. Assim como as mães, eles recebem alimentação, acompanhamento psicológico e participam de oficinas terapêuticas. O serviço, que tem como foco a humanização do atendimento, possibilita integrar os pais ao cuidado dos bebês, permitindo uma convivência mais próxima e ativa durante a internação.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Continua após a publicidade

As famílias participam de várias atividades

Francisco Kelvyly Araújo Alves, 32 anos, é pai de Kemyly Vitória, que nasceu de 25 semanas e cinco dias. Moradores de Amontada, ele e a esposa viajam para Fortaleza, às terças e quintas-feiras, para visitar a filha, internada desde 22 de dezembro de 2024. Passam o tempo que podem no HGCC. O pai conta que o espaço destinado aos dois é essencial, ainda mais sendo do interior.

Continua após a publicidade

“Esse ambiente faz toda a diferença. A gente é muito bem acolhido. Os profissionais e toda a equipe nos recebem muito bem. Eles sabem o que estamos passando [internação dos filhos] e nos ajudam. Temos almoço, merenda. E eu participo de todas as atividades que acontecem aqui”, relata.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Continua após a publicidade

Francisco Kelvyly (de azul) fica com com a filha, internada na Unidade Neonatal,  duas vezes por semana

Os pais, assim como as mães, são parte fundamental do processo de cuidado. “Mães e pais não são acompanhantes. Eles estão inseridos no contexto da internação do bebê, o que fortalece o vínculo e contribui para um desenvolvimento emocional mais saudável tanto para os recém-nascidos quanto para as famílias”, explica Cláudia Hemerita, terapeuta ocupacional coordenadora do serviço.

O hospital, com sua abordagem humanizada, entende que o apoio aos pais é essencial para o fortalecimento da rede de cuidados da família. As oficinas terapêuticas, que envolvem desde atividades de relaxamento até orientações práticas sobre os cuidados com os bebês, proporcionam a oportunidade deles se sentirem mais preparados e seguros no cuidado diário com os filhos, principalmente para quando estiverem em casa.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Assim como as mães, os pais são parte fundamental do processo de cuidado

“Essa estratégia do Hospital César Cals de não só abraçar as mães, mas também os pais, e ainda ofertar alimentação e suporte emocional, é um diferencial enorme na estratégia do cuidado. Essas estratégias estão sempre voltadas para proporcionar o melhor para o bebê, porque a mãe presente, o pai presente, isso faz fluir o leite materno e vai favorecer a alta precoce desse bebê”, confirma Hemerita.

Quem reconhece a importância de ter o pai de seu filho Isaque presente no hospital é a dona de casa Maria Edirene Soares Magalhães, de 38 anos. O bebê, nascido em 27 de agosto, é acompanhado no HGCC há cinco meses. “Eu acho, na minha opinião, que não só a mãe, mas o pai também deve estar presente. Também para dar apoio à gente, porque tem momentos que a gente precisa”, reforça.

O Serviço de Acolhimento Materno do HGCC reflete o compromisso da instituição com a promoção da saúde integral, destacando a importância da presença contínua dos pais durante a internação do recém-nascido. A medida, além de proporcionar conforto e segurança, contribui para a recuperação mais rápida e saudável dos bebês, resultando em um atendimento ainda mais humanizado e sensível às necessidades emocionais das famílias.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários