A Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Saúde, firmou uma parceria com o Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-SP) para combater a dengue. Os representantes do CRECI vão replicar aos corretores de imóveis da cidade as orientações da Vigilância Ambiental para evitar a proliferação do mosquitoAedes aegyptiem imóveis sem residentes, destinados à locação ou à venda.
Nesta quarta-feira, 19/2, os representantes do CRECI em Rio Preto, Sabino Sidney Pietro, Jesus Feitosa e Rodrigo Dias, junto à equipe da Vigilância Ambiental, vistoriaram alguns imóveis para locação, buscando possíveis focos do mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana.
Nessas residências, os ralos foram vedados com adesivos e os vasos sanitários foram tampados com sacos plásticos, evitando, dessa forma, o acúmulo de água. Ao final, os representantes grudaram um adesivo na parede de entrada da casa, informando a vistoria e a data realizada.
Os adesivos serão entregues aos corretores de imóveis, para que periodicamente seja feita a vistoria em residências desocupadas. A estimativa é de existam dois mil imóveis para locação ou venda em Rio Preto.
"O objetivo é incentivar os corretores a realizar o controle mecânico nos imóveis que estão sob suas responsabilidades. São ações simples, mas fundamentais para evitar a proliferação da dengue e outras doenças que o mosquito transmite", afirmou a gerente da Vigilância Ambiental, Camila Santana.
“A dengue, como todos sabem, está trazendo muito sofrimento para as famílias. E a função do corretor é fazer algo simples, que é verificar ralo, piscina... Isso vai proporcionar uma segurança pra ele e para o cliente que vai visitar o imóvel, garantindo a tranquilidade de que ali ele não será infectado”, disse o delegado do CRECI-SP, Sabino Sidney Pietro.
A parceria entre a Prefeitura e o CRECI-SP é uma das ações realizadas para o enfrentamento da dengue em Rio Preto. O município continua intensificando o combate ao Aedes, com a nebulização costal e veicular, Borrifação Residual Intradomiciliar (BRI), limpeza urbana, Estações Disseminadoras de Larvicidas (EDLs), mutirão dos agentes de saúde, entre outras.
Na assistência, além das unidades com atendimento exclusivo para dengue, a Prefeitura vai ampliar o Centro de Hidratação para Dengue a partir desta quinta-feira, 20/2, com cem leitos instalados na Swift, para pacientes com sintomas da doença.
Mín. 26° Máx. 27°