O Delegado-Geral da Polícia Civil, Lupérsio Degerone Lucio, esteve reunido nesta terça-feira, 18/02, com os deputados estaduais de Mato Grosso do Sul, para tratar de melhorias na rede de proteção à mulher em Campo Grande. O encontro aconteceu na sala de reunião da Assembleia Legislativa, com a participação dos representantes de todas as entidades que fazem parte da rede, como Poder Judiciário, Ministério Público, entre outros.
Para Degerone, a reunião de ajuste foi positiva tendo em vista que o assunto foi tratado de forma macro, sem prejulgamentos ou impultação de culpa prematura a quem quer que seja. “O assunto foi debatido em alto nível, na busca da identificação das falhas existentes de todas as instituições que compõe a rede de proteção, no âmbito da Casa da Mulher Brasileira, na busca de soluções e aperfeiçoamento do modelo de gestão e atendimento às mulheres vítimas de violência”, comentou.
O presidente da ALEMS, deputado Gerson Claro (PP), explicou que a ALEMS está pronta para aprovar e viabilizar as mudanças que serão enviadas em projetos do Poder Executivo e do Poder Judiciário. “Essa foi uma reunião com as instituições para tratar do sistema e dos processos como um todo. Claro que em apenas uma reunião não vamos conseguir resolver todo um contexto de problemas, questões culturais, de consciência, de educação e de segurança de uma sociedade, mas saímos com a necessidade de criação de protocolos e melhorias para daqui para frente”, ressaltou.
Gerson relembrou que as políticas públicas e que as polícias de Mato Grosso do Sul são das melhores do país, mas que é preciso entender o porquê de a sociedade conviver com esse tipo de crime e que são sim necessárias ações mais rápidas. “Em 2024, foram 20 mil boletins de ocorrência. Somente agora em 2025 já registraram 1.300 boletins de violência doméstica. Em 2024 foram 5 mil medidas protetivas. Vai ser criado o Batalhão Maria da Penha, vai ter a mudança de protocolo de que não é a vítima quem decide que será acompanhada ou não. A polícia vai te levar em casa. O foco no nosso trabalho é ouvir a sociedade, estabelecer um plano de trabalho com responsabilidade, com a construção de todos os deputados e o esforço de todas as instituições, para que possamos melhorar a cada dia”, ressaltou.
A reunião foi realizada a pedido da Comissão Permanente de Segurança Pública e Defesa Social. A Comissão Permanente de Defesa dos Direitos da Mulher e Combate à Violência Doméstica e Familiar da ALEMS também estará à frente desse processo.
por Keila Flores, com informações da ALMS
Mín. 27° Máx. 28°