Quinta, 20 de Fevereiro de 2025
30°

Tempo limpo

Salvador, BA

Saúde Saúde

Procedimentos para cirurgias eletivas são iniciados no município

A Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Saúde (Sesau) e do Complexo Regulador Estadual, deu início ao processo que antecede as cirurgia...

18/02/2025 às 17h08
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Camaçari - BA
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Prefeitura de Camaçari - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Camaçari - BA

A Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Saúde (Sesau) e do Complexo Regulador Estadual, deu início ao processo que antecede as cirurgias eletivas, com a retomada da realização dos exames pré-operatórios e das consultas. A abordagem inicial, que beneficia cerca 190 pacientes, contempla os procedimentos de vasectomia, postectomia e hérnia.

Os exames pré-operatórios e as consultas têm o intuito de verificar o estado clínico do paciente, identificar riscos potenciais, controlar doenças ativas, minimizar o risco de problemas operatórios, bem como de garantir o bom andamento da cirurgia.

Conforme enfatiza o diretor da Regulação de Camaçari, Lúcio Guimarães, os atendimentos ocorrem de forma progressiva, e alguns exames já foram feitos em unidades distintas. No entanto, existem determinados procedimentos que são realizados ao longo da consulta com o médico anestesista da clínica responsável pela cirurgia, que exigem uma demanda de tempo maior.

As primeiras cirurgias têm previsão de início para o fim do mês de fevereiro, podendo se estender até o início de março, e irão ocorrer no Centro Médico do Polo, situado na Avenida 28 de Setembro (antiga Radial A), no bairro Camaçari de Dentro.

Continua após a publicidade

Sobre o chamamento dos usuários, Guimarães esclarece que, inicialmente, a falta de organização nos cadastros dos pacientes impactou na celeridade da ação. “Estamos fazendo todo o processo de resgate dos pacientes que estavam na lista zero, bem como na lista única do Estado, além dos pacientes que têm algumas demandas um pouco mais urgentes para começar as abordagens cirúrgicas. Isso, com certeza, tem um impacto no processo de início da gestão, onde a gente teve um prejuízo por conta da questão das informações. Muitos pacientes não estavam registrados aqui na regulação. Nós estamos buscando esses usuários pelas unidades, pela demanda espontânea e pela lista que temos hoje de prontuários desatualizados, que estamos correndo para atualizar”, explicou.

Lúcio ainda destaca que, futuramente, de forma gradativa, a oferta de procedimentos irá crescer. Vale lembrar que as cirurgias eletivas são aquelas que podem ser adiadas ou reagendadas sem prejuízo à saúde do paciente.

Continua após a publicidade
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários