Policiais do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA), da Polícia Militar do Ceará (PMCE), prenderam em flagrante, nesse domingo (16), um homem suspeito de crime ambiental. O fato ocorreu no bairro Cristo Redentor – Área Integrada de Segurança 8 (AIS 8) da Capital. Um carro e uma caixa de som foram apreendidos. O suspeito estava com caixa de som em 104,2 dB de pressão sonora na configuração que, de acordo com a Lei Municipal nº 9.756/2011, o limite máximo é de 70 dB no período diurno (entre 6h e 22h) e 60 dB no período noturno (entre e 22h e 6h).
Os policiais militares tomaram conhecimento da ocorrência após denúncia anônima relacionada a um evento de pré-carnaval que utilizava um paredão de som, obstruindo o acesso dos moradores à via pública. Ao chegarem no endereço mencionado, os policiais realizaram a aferição da pressão sonora a uma distância de seis metros da fonte poluidora, utilizando o decibelímetro. A medição registrou 104,2 dB de pressão sonora na configuração Laeq, Ponderação A e modo F.
Durante a ocorrência, os profissionais da segurança pública apreenderam um carro e uma caixa de som; além disso, os policiais encontraram equipamentos para aumentar a potência do aparelho de som, são eles: duas cornetas, dois tweeters, dois graves e dois módulos. O proprietário, um homem de 41 anos, e os materiais apreendidos foram encaminhados para o 7° Distrito Policial, unidade da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), onde foi instaurado um inquérito. O suspeito foi autuado em flagrante por crime ambiental por poluição sonora.
A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via “e-denúncia”, o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônicohttps://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br/.
As denúncias também podem ser encaminhadas para o telefone (85) 3101-2232 do 7° DP. O sigilo e o anonimato são garantidos.
Mín. 26° Máx. 27°