A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) realizou, na quinta-feira, 12, a conferência “Medicina Unifesspa: Sonhos, Trajetórias e Desafios para a Formação de Profissionais Médicos no Sul e Sudeste do Pará”. O evento, que contou com a presença do prefeito de Marabá Toni Cunha e dos secretários municipais de saúde, Webert Ribeiro Carvalho, e de educação, Cristiano Lopes, reuniu acadêmicos, gestores públicos, profissionais da saúde e a comunidade em geral para discutir a implementação do curso de Medicina na instituição e a construção do hospital universitário em Marabá, que será erguido em um terreno doado pela Prefeitura.
Além de refletir sobre os avanços da formação médica na região, a conferência teve como objetivo propor soluções para qualificar a assistência à saúde em uma área historicamente carente de profissionais.
A programação incluiu palestras sobre a relevância do curso de Medicina e do hospital universitário, os desafios da implantação do ensino médico na Amazônia, experiências bem-sucedidas em outras cidades e os impactos do novo curso na saúde regional.
“Esse é um momento muito especial. A Unifesspa está dando o pontapé inicial para termos mais um curso de Medicina em nossa cidade, que tanto clama por saúde pública. E saúde pública não se faz sem pessoas, sem médicos, enfermeiros, técnicos e outras carreiras de suporte. Por isso, a Prefeitura está comprometida em apoiar e incentivar esse projeto. Já garantimos a doação do terreno para a universidade e esperamos ver esse sonho se tornar realidade o mais rápido possível. O hospital universitário não será apenas um espaço de aprendizado, mas um hospital de portas abertas para toda a população, ajudando a reduzir a carência da saúde pública em Marabá”, afirmou o prefeito de Marabá, Toni Cunha.
O secretário municipal de Saúde, Werbert Carvalho, também enfatizou os benefícios do novo curso e da construção do hospital universitário. “Esse evento marca o início do curso que é uma conquista que traz ganhos imensos para toda a região. Atualmente, enfrentamos dificuldades para a oferta de ensino superior na área médica, e essa nova estrutura, somada ao hospital universitário, trará uma transformação significativa”, destaca.
Ele conta que o local terá entre 150 a 200 leitos e ajudará a suprir a grande necessidade de atendimento hospitalar. “Além disso, permitirá a criação de residências médicas, evitando que profissionais precisem sair para outras cidades em busca de especialização. Com essa estrutura, os médicos poderão se formar e se especializar aqui mesmo, fortalecendo o sistema de saúde local”, destacou o secretário.
O secretário municipal de Educação, Cristiano Lopes, ressaltou a relevância do curso para o desenvolvimento educacional e profissional da cidade. “O curso de Medicina na Unifesspa e a construção do hospital universitário representam esperança de melhoria para toda a população. A universidade tem trabalhado nesse projeto há anos, e agora vemos esse sonho mais próximo de se concretizar. Para os jovens da nossa cidade, essa é uma grande oportunidade de formação qualificada sem a necessidade de se deslocar para outras regiões”, disse Cristiano Lopes.
O reitor da Unifesspa, Francisco Ribeiro da Costa, explicou que, inicialmente, serão oferecidas 30 vagas no curso de Medicina que contará com 20 professores e 20 técnicos, com previsão de ampliação.
“Estamos criando um curso em uma área com baixa densidade de médicos por habitante. Essa iniciativa é essencial para suprir parte das dificuldades enfrentadas na saúde pública de Marabá e das cidades vizinhas. O processo de criação desse curso começou em 2014, e agora estamos retomando com força total para iniciar as atividades o quanto antes. Há a possibilidade de começarmos ainda este ano, mas, caso o trâmite não seja finalizado a tempo, as aulas devem iniciar no começo de 2026. “, detalhou o reitor.
O Ministério da Educação reforçou o apoio ao projeto, representado por Francisco Neves, coordenador geral de expansão e gestão da educação em saúde do MEC. Ele destacou que a criação do curso de Medicina da Unifesspa faz parte de uma política nacional para ampliar o ensino médico no interior do Brasil.
“O governo federal tem investido na criação de cursos de Medicina em cidades estratégicas, e Marabá já estava na lista há bastante tempo. Esse projeto se tornou uma prioridade. Além de formar médicos comprometidos com a comunidade, esse curso possibilitará a criação de residência médica, algo essencial para fortalecer a saúde na região. Estamos confiantes de que Marabá terá um curso de excelência e que essa iniciativa trará benefícios duradouros para toda a população”, afirmou o representante do MEC.
Confira outras fotos
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Luis Fernando e Sara Lopes
The post Educação: Prefeito Toni Cunha participa de conferência sobre criação do novo curso de medicina na Unifesspa appeared first on Prefeitura de Marabá - Pa .
Mín. 25° Máx. 27°