Feira de Santana pode sediar os Jogos Estudantis do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (JIIFBA), que vão ocorrer no segundo semestre de 2025. Nesta quarta-feira (12), o secretário Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Cristiano Lôbo, esteve com a diretora-geral do IFBA, Erika Lima, e a secretária executiva do Instituto Pensar Feira, Nathalia Oliveira, para reforçar o apoio da secretaria com a realização dos jogos na Princesa do Sertão.
“Os jogos estudantis proporcionam uma oportunidade para que estudantes de diferentes locais se conheçam e interajam, promovendo a integração social e cultural. Isso pode ajudar a criar laços entre os jovens e fortalecer a identidade local. Além disso, a realização pode beneficiar a economia local, sem falar na possibilidade que esses eventos têm de colocar a cidade em evidência, promovendo-a como um destino para futuros eventos esportivos e culturais. Assim, os jogos estudantis não apenas beneficiam os estudantes, mas também têm um impacto positivo nas comunidades locais, contribuindo para o seu desenvolvimento social e econômico”, ressalta o secretário Cristiano Lôbo.
A competição reúne cerca de 1.500 estudantes de diversos campi do IFBA e conta com 13 modalidades esportivas, incluindo atletismo, com corrida, arremesso de peso, lançamento de dardo e salto em altura, judô, natação, tênis de mesa, xadrez, basquete, futsal, handebol, vôlei de praia e voleibol. A proposta do JIIFBA entende o esporte como um fenômeno cultural com função social, sendo um meio de integração e bem-estar para os participantes.
“Além da visibilidade que traz para a cidade, os jogos mostram Feira de Santana para todo o Brasil. É um evento de grande porte, com forte impacto social, dá para ousar e fazer Feira ser esse polo. 24 caravanas que chegam trazendo atletas, comissão técnica, professores, famílias. Durante uma semana, a cidade respira esporte”, afirma a diretora-geral do IFBA, Erika Lima.
Além disso, a iniciativa movimenta setores como comércio, turismo e serviços, fortalecendo a identidade esportiva da cidade. A expectativa é que R$ 5 mi sejam injetados na economia local durante os seis dias de evento.
"Feira de Santana tem tudo para ser referência na realização de grandes eventos, é a segunda cidade mais importante da Bahia e o lugar ideal para sediar esse projeto tão significativo que vai impulsionar o município como um todo. Temos restaurantes e uma rede hoteleira estruturada. O Pensar Feira articula esse movimento e explora a infraestrutura que a cidade tem para receber um campeonato desse porte”, destaca a secretária executiva do Instituto, Nathalia Oliveira.
Demais pastas municipais, como a Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico e Secretaria de Mobilidade Urbana, também já estiveram com a organização dos JIIBA e manifestaram apoio à iniciativa. A decisão final sobre a escolha da cidade sede dos jogos será divulgada até o mês de março.
Mín. 25° Máx. 27°