A Secretária das Mulheres, Zenaide Lustosa, se reuniu com a diretora da Associação Eluzai, Laudelina Borges, e o coordenador Rodolfo Chaves. O objetivo é desenvolver ações que visam promover o acolhimento de mulheres adictas, oferecendo capacitação e oportunidades para que possam ingressar no mercado de trabalho e reconstruir suas trajetórias.
Durante o encontro, a secretária destacou a importância de oferecer oportunidades de capacitação profissional como caminho para a autonomia e dignidade das mulheres. “Estivemos em busca de parcerias para garantir dignidade no mercado de trabalho para as mulheres em situação de vulnerabilidade, estamos comprometidos em desenvolver programas de qualificação profissional e oficinas no Enfrentamento à Violência. Reconhecemos que essas mulheres enfrentam diversas formas de vulnerabilidade, incluindo violência sexual, questões sociais e violência doméstica”, disse.
A Associação Eluzai atua na recuperação de dependentes químicos de forma voluntária, com capacidade para atender 90 homens e 22 mulheres, com idades entre 18 e 65 anos. Os acolhidos são encaminhados por famílias, organizações religiosas, Centros de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (Caps AD), Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro Pop (voltado para população em situação de rua) e pela Coordenadoria Estadual de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer (Cendfol), com a qual mantém parceria.
A presidente da Associação, Laudelina Maria, reforçou a intenção da parceria. “Com a parceria, desejamos realizar capacitação profissional das mulheres durante o tratamento, visando a reinserção social após o tratamento”.
O tratamento oferecido pela Associação Eluzai tem duração de um ano e inclui orientações para acompanhamento contínuo após a conclusão, evitando recaídas. A média de idade dos acolhidos é de 25 anos, muitos dos quais são oriundos de situações de rua, abandonaram a escola precocemente e perderam até os mesmos hábitos básicos, como o autocuidado.
A parceria com a Secretaria das Mulheres visa fortalecer as ações de capacitação dessas mulheres, oferecendo suporte para que possam se reinserir na sociedade e desenvolver sua independência financeira.
A Associação Eluzai realiza admissões de dependentes químicos de forma permanente. Para mais informações, a população pode acessar o perfil no Instagram @afeluzaioficial ou visitar o local, situado na BR 343, no Povoado Alegria Mucuim, s/nº, próximo à fábrica de polpas Rio Grande.
Mín. 25° Máx. 27°