As Secretarias Municipais do Bem-estar Animal, Segurança Pública e da Saúde de São José do Rio Preto reuniram-se com a Polícia Miliar, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar Ambiental. O objetivo é a construção de um protocolo de intenções entre as pastas e instituições para procedimento de atendimento e recolha de animais bravios, sob maus-tratos e de grande porte em vias públicas. A reunião aconteceu na sede da Secretaria de Segurança Pública.
Segundo a secretária do Bem-estar Animal de Rio Preto, Tamires Afonso, é o início de um projeto construído em conjunto, na busca de soluções para demandas urgentes. “Esse diálogo entre secretarias e instituições é essencial na discussão de saídas viáveis para determinadas situações que necessitam de mudança de procedimento.”
O secretário de Segurança Pública de Rio Preto, Márcio Cortez Maya Garcia, participou da reunião. Representantes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), vinculado à Secretaria da Saúde, e da Guarda Civil Municipal (GCM) acompanharam as tratativas.
Em relação aos animais bravios, atualmente, quando as forças de segurança – Polícia Militar e/ou Guarda Civil Municipal (GCM) – são acionadas, a ocorrência é destinada para viatura do setor e o Corpo de Bombeiros é instado para captura do animal, na falta de órgão responsável pela captura. “O ideal é termos uma equipe para atuar nesses casos e um local provisório para receber esses animais, após o diagnóstico clínico do animal”, afirma Tamires.
A Secretaria do Bem-estar Animal vai pesquisar procedimentos adotados em outros municípios e estudar legislações pertinentes. “A ideia é construir um projeto de lei para ser apresentado para que tanto a Secretaria do Bem-estar quanto o Centro de Zoonoses estejam alinhados nessas ações.”
Mín. 25° Máx. 27°