A Prefeitura de São José do Rio Preto está intensificando as ações para ampliar a adesão à campanha Destinação Solidária 2025, iniciativa que possibilita aos contribuintes direcionarem uma parte do seu Imposto de Renda (IR) para os Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA) e da Pessoa Idosa (FMDPI), sem pagar nada a mais por isso. O objetivo é arrecadar mais recursos para projetos sociais que garantem direitos e qualidade de vida para crianças, adolescentes e pessoas idosas no município.
Para fortalecer essa mobilização, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), realizou nesta terça-feira, 11/2, uma reunião estratégica na sede da Semas, reunindo representantes do setor público e privado para alinhar estratégias e potencializar os resultados da campanha.
Estiveram presentes os secretários Frederico Afonso Izidoro (Assistência Social), Amália Paci (Comunicação) e Mario Welber (Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo), além de lideranças empresariais e institucionais, como Drica Sanches (representando a Acirp), Paulo Sérgio Claudio (delegado da Receita Federal de Rio Preto) e Marcelo Corrêa da Silva (auditor da Receita Federal), Rosangela Leila de Souza (presidente do SindCont), Manuel Carlos Mazza Liebana Torres (presidente da Assescrip), Jessé Fernandes (presidente do CMDCA), Alexandre Transan (presidente do CMDPI) e Denise Rack de Almeida (CMDPI) .
“O encontro de hoje foi apenas o primeiro passo. Ampliaremos as ações envolvendo mais atores que possam contribuir com a campanha e fortalecer essa mobilização. Além das secretarias de Comunicação e Desenvolvimento Econômico, queremos realizar mais parcerias estratégicas para que esse recurso tão importante chegue às entidades sociais”, destacou o secretário de Assistência Social, professor Frederico Afonso.
Com potencial de arrecadação de aproximadamente R$ 35 milhões, segundo a Receita Federal, a campanha busca ampliar o impacto social e incentivar a destinação de recursos por parte de contribuintes. Em 2024, foram arrecadados R$ 1.560.352,23, beneficiando 50 organizações da sociedade civil que atuam na defesa dos direitos de crianças, adolescentes e pessoas idosas.
A Destinação Solidária é um processo simples e sem custos adicionais ao contribuinte. Pessoas físicas podem destinar até 6% do imposto devido (sendo 3% para cada fundo), e empresas tributadas pelo lucro real podem destinar 1% para cada fundo, totalizando 2%. Esses valores são integralmente revertidos em investimentos locais.
Os recursos são geridos com transparência, com fiscalização das equipes técnicas da Semas e da Secretaria da Fazenda, além do acompanhamento dos Conselhos Municipais (CMDCA e CMDPI).
O lançamento da campanha acontece normalmente no início da declaração do Imposto de Renda, em 15 de março.
Para participar, basta informar ao contador sobre o interesse na destinação ou seguir as instruções disponíveis no site da Prefeitura:
www.riopreto.sp.gov.br/destinacaosolidaria.
Mín. 26° Máx. 27°