A Secretaria da Saúde do Piauí (Sesapi), por meio da Diretoria de Atenção Básica, realizou, nesta terça-feira (11), o webnário "Práticas Corporais e Atividades Físicas na Perspectiva da Promoção da Saúde na Atenção Primária à Saúde", com técnicos dos municípios piauienses. O objetivo é promover a atividade física e mudanças nos hábitos de vida da população.
Os Programas Academia da Saúde (PAS) e Incentivo à Atividade Física (IAF) são responsáveis por coordenar os esforços para ampliar a prática de atividades físicas na sociedade brasileira, visto que o estudo publicado no Plano Nacional das Doenças Crônicas aponta que 61% da população brasileira é fisicamente inativa.
Com os programas, a meta é aumentar em 30% a prática de exercícios entre os adultos, como uma das metas do Plano Nacional de Doenças Crônicas.
"O objetivo é mobilizar os municípios para que intensifiquem as atividades físicas e as práticas corporais, visto que temos uma meta dentro do plano das doenças crônicas de aumentar em 30% a atividade física na população adulta. É uma meta bastante ousada, e precisamos buscar estratégias, abrir o leque de oportunidades e trabalhar de forma integral e intersetorial com a saúde, com a educação e com outros parceiros do território", explica Gisela Brito, responsável pelos Programas Incentivo à Atividade Física e Academia da Saúde.
A superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios da Sesapi, Leila Santos, reforçou a importância da promoção da atividade física para o bem-estar da população. "Quanto mais pessoas praticarem atividades, mais elas estarão longe de doenças crônicas, como a diabetes. O webnário tem essa intenção: é importante que o estado e os municípios sejam parceiros no cuidado com a população", completa a gestora.
Até 6 de abril, Dia Mundial da Atividade Física, os programas continuarão orientando profissionais e a população de forma ampla.
Mín. 26° Máx. 27°