Terça, 11 de Fevereiro de 2025
29°

Parcialmente nublado

Salvador, BA

Geral Piauí

Vila Nova Parnaíba e Mocambinho recebem cadastradores do ProUrbe até sexta (14)

O cadastro social é indispensável para a entrega gratuita do registro de imóvel.

11/02/2025 às 13h39
Por: Redação Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Os moradores da Vila Nova Parnaíba, centro sul da capital, e Mocambinho, zona norte de Teresina, estão recebendo a equipe de cadastro social do Programa de Regularização Fundiária Urbana Específica (ProUrbe), até sexta-feira (14). O objetivo é a coleta de informações dos moradores e de seus imóveis, essenciais para a emissão do registro de imóvel de forma gratuita. Essa é uma iniciativa da Secretaria da Administração (Sead), por meio da Superintendência de Patrimônio Imobiliário.

O processo de coleta de dados consiste na visita do cadastrador à casa do beneficiário. Somente na residência é realizado um cadastro no sistema on-line que recolhe dados pessoais do morador e do imóvel, essas informações são enviadas em tempo real para a gerência de cadastro que seleciona e analisa os elementos para elaboração do memorial que é enviado ao cartório. 

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O secretário da Sead, Samuel Nascimento, explica a necessidade de receber a equipe em casa. "A visita dos cadastradores tem sido fundamental para identificar os ocupantes dos imóveis, levantar dados sobre as características das construções e mapear a situação fundiária de cada propriedade. Nosso sistema impede que esse cadastro seja feito fora da residência do morador. Então, é preciso que ele receba nossa equipe e faça seu cadastro. O registro só pode ser emitido pelo cartório quando esse cadastro for finalizado”, explica o gestor.

Continua após a publicidade

A diretora de regularização fundiária urbana da Sead, Ana Letícia, destaca a documentação necessária para realizar o cadastro. "Para quem mora em vilas e ocupaçõesé preciso apresentar a documentação pessoal do morador, se houver cônjuge o dele também, e comprovante de residência; para moradores de conjunto habitacionais os documentos pessoais do morador, e cônjuge se houver, comprovante de residência e documento de aquisição e quitação do imóvel, que é emitido pela Agência de Desenvolvimento Habitacional (ADH)", destacou Ana Letícia.

Até o momento já foram regularizados quase 45 mil imóveis em todo o Piauí. Desde a criação, o ProUrbe vem tornando mais célere o processo de regularização de imóveis do Estado. Essa rapidez ocorre graças ao serviço que alia tecnologia de ponta ao trabalho intenso das equipes da Secretaria da Administração (Sead), da Agência de Desenvolvimento Habitacional do Piauí (ADH) e do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), com o Programa Regularizar.

Continua após a publicidade

O ProUrbe faz parte da política estadual de regularização fundiária urbana, instituída por meio da Lei nº 8.153/23, com o objetivo de identificar as ocupações individuais ou coletivas informais, consolidadas em imóveis públicos estaduais, e garantir a transferência da propriedade imobiliária aos seus respectivos ocupantes.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários