Segunda, 03 de Fevereiro de 2025
27°

Tempo limpo

Salvador, BA

Geral Maranhão

SAF participa do VI Encontro do Conselho do Mosaico Gurupi

Encontro irá tratar sobre a governança territorial e proteção das áreas protegidas do Maranhão e Pará. Tem o objetivo de fortalecer a articulação e...

03/02/2025 às 19h43
Por: Redação Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
- Encontro do Conselho do Mosaico Gurupi (Foto: Divulgação)
- Encontro do Conselho do Mosaico Gurupi (Foto: Divulgação)

A Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), por meio do Projeto Amazônico de Gestão Sustentável (Pages), participam nesta terça-feira (4) do VI Encontro do Conselho do Mosaico Gurupi, na Aldeia Januária, Terra Indígena Rio Pindaré, Santa Inês (MA). O encontro irá tratar sobre a governança territorial e proteção das áreas protegidas do Maranhão e Pará. Reunindo cerca de 60 participantes, entre representantes indígenas, órgãos ambientais e organizações da sociedade civil, tem o objetivo de fortalecer a articulação entre territórios indígenas e unidades de conservação. 

“o diálogo permanente entre a SAF e as comunidades indígenas inseridas no Pages é necessário para discutirmos a proteção territorial das áreas indígenas e tratarmos sobre políticas públicas que elevem a capacidade produtiva dessas populações. O encontro vai corroborar e ampliar as discussões sobre nossos povos indígenas e suas lutas”, afirmou o secretário de Estado da Agricultura Familiar, Bira do Pindaré.

A programação inclui apresentações sobre corredores ecológicos, propostas para restauração ambiental e discussões estratégicas sobre a gestão integrada das áreas protegidas. Um dos destaques é o alinhamento das oportunidades e sinergias entre o Pages, fundamental para a sustentabilidade das ações no Mosaico Gurupi. Além disso, será debatida a estruturação do conselho gestor e a formalização do Mosaico, que ainda busca reconhecimento oficial. 

“Temos acompanhado as discussões junto às comunidades indígenas, sobretudo, quanto a proteção e reconhecimento de seus territórios. Para nós, é crucial que povos indígenas estejam no centro das discussões e das proposições que se convertem em parcerias, apoio e soma na luta da nossa Amazônia maranhense. Seguimos compromissados na sustentabilidade das terras indígenas e em sua preservação”, assegurou a coordenadora geral do Pages, Mariana Nóbrega.

O encontro, que acontece até dia 6, envolverá os seis territórios indígenas: Awá, Carú, Rio Pindaré, Araribóia, Alto Turiaçu e Rio Guamá.  

Histórico e avanços

O VI Encontro dá continuidade às discussões iniciadas na última reunião do Conselho, realizada em agosto de 2023, também em Santa Inês (MA). Na ocasião, 72 participantes discutiram estratégias para proteção territorial, restauração ecológica e fortalecimento da governança. Foram criados grupos de trabalho para enfrentar desafios como invasões, desmatamento e políticas públicas para os povos indígenas. Entre os avanços daquela edição, destacam-se a reativação dos Grupos de Trabalho, a ampliação das parcerias institucionais e o planejamento para o reconhecimento oficial do Mosaico Gurupi.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários