Pelo terceiro ano consecutivo, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba (Secult-PB), lança o Arte na Bagagem, principal programa de fomento à circulação artística da Paraíba. O edital com as regras da nova chamada foi publicado nesta segunda-feira (3), está disponível para consulta no portal da Secult-PB na internet e as inscrições têm início imediato e vão até 17 de fevereiro.
Vão ser investidos R$ 500 mil para o envio de 86 proponentes para apresentações fora da Paraíba. São 30 para outros estados do Nordeste, 30 para estados brasileiros fora do Nordeste e 26 para outros países. Para essa edição, em comparação com as anteriores, foi dado um peso maior aos artistas que vão se deslocar para fora do país.
Ainda de acordo com o edital, a ajuda financeira para a categoria regional é de R$ 3 mil, para a categoria nacional é de R$ 5 mil e para a categoria internacional é de R$ 10 mil. As viagens desta chamada podem acontecer entre 1º de abril e 30 de junho.
Uma mudança para este ano, que visa maior democratização dos acessos aos recursos destinados ao setor cultural paraibano, é que artistas já contemplados na última chamada do Arte na Bagagem não poderão participar desta vez. A medida foi adotada para permitir que ainda mais artistas levem suas produções para fora da Paraíba.
“O Arte na Bagagem vem se mostrando um programa de extrema importância, se consolidando assim nas políticas públicas para a cultura da Paraíba. E é nosso papel enquanto gestão pública levá-lo para ainda mais artistas, de todas as regionais de cultura do estado. O que estamos propondo é que um número ainda maior de trabalhadoras e trabalhadores da cultura possam ter acesso a esta oportunidade”, comentou Pedro Santos, secretário de Estado da Cultura da Paraíba.
O gestor destacou também que o programa chega ao seu terceiro ano, tendo levado paraibanos para praticamente todos os estados do Brasil e para mais de 20 países. “Queremos ampliar ainda mais esses números. Diversificar os artistas selecionados e os destinos para onde eles serão enviados”, pontuou.
Do ponto de vista técnico, é obrigatório que as inscrições sejam feitas pela plataforma Prosas, que o perfil do proponente esteja na condição de "empreendedor" e corresponda ao seu próprio CPF, sob pena de inabilitação.
Podem se inscrever artistas individuais e grupos de até cinco integrantes. As pessoas precisam ter pelo menos 18 anos, residir na Paraíba desde 2021 e devem apresentar declaração da iniciativa assinada pelo organizador do evento atestando que o proponente está convocado para se apresentar.
A seleção é formada por duas etapas. Uma de seleção, classificatória, e uma de habilitação, eliminatória, quando vão analisar a regularidade fiscal e documental. Na etapa de seleção vão ser analisados critérios como relevância do evento, excelência artística do artista ou grupo, coerência entre dossiê artístico e objeto de circulação, estratégias de comunicação, capacidade de planejamento, entre outros.
O resultado final está previsto para 27 de março deste ano.
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