O Programa Alfabetiza Sergipe, desenvolvido pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed), entrou em uma nova fase de mobilização para ampliar o alcance da alfabetização em todo o estado. No momento, a iniciativa se encontra na 2ª etapa da busca ativa, reunindo esforços para engajar os municípios. A estratégia inclui visitas às sedes das cidades e aos povoados, campanhas intensificadas em diversos canais de comunicação, como rádio e televisão, além de outras formas, como carro de som, panfletagem e divulgação em aplicativos de mensagens.
Esta fase da busca ativa é essencial para reconhecer e cativar potenciais estudantes ao programa, garantindo acesso àqueles que mais precisam, tendo em vista que a dificuldade de acesso à informação é um dos fatores contribuintes para o baixo no número de inscritos. O trabalho da equipe envolve não apenas a divulgação, mas, também, o diálogo com as comunidades, para apresentar os benefícios do programa e incentivar a participação ativa da população e das gestões municipais.
Até o momento, o programa conta com a inscrição de mais de 2.600 pessoas, e a equipe pedagógica está em processo de enturmação desses novos estudantes. O objetivo a ser alcançado é garantir que cada aluno seja inserido em um ambiente adequado para seu aprendizado e, com isso, fortalecer a política educacional voltada para a alfabetização de jovens, adultos e idosos em Sergipe.
Aula inaugural
Para marcar oficialmente o início das aulas, será realizada a Aula Inaugural do Programa Alfabetiza Sergipe. O evento acontecerá na próxima segunda-feira, dia 10, às 18h, na Escola Estadual Monsenhor Carlos Camélio Costa, em Aracaju. Este momento representa um marco essencial no compromisso do Estado com a educação e com a transformação de vidas por meio da alfabetização.
“O engajamento dos municípios é fundamental para que possamos alcançar mais pessoas e garantir que a educação seja um direito acessível a todos. A alfabetização transforma vidas, abre portas e fortalece a cidadania. Ver tantas pessoas dando esse primeiro passo em busca do conhecimento é emocionante e nos motiva ainda mais a seguir com esse trabalho. A Aula Inaugural será um momento de celebração e de reafirmação do nosso compromisso com a inclusão e a educação. Tenho certeza de que essa será apenas a primeira de muitas conquistas que teremos ao longo do programa”, frisa o professor Everton Pereira, coordenador do programa.
Aprimoramento da educação pública
O Programa Alfabetiza Sergipe foi lançado pelo Governo de Sergipe no dia 16 de janeiro, e tem como prioridade a alfabetização de jovens a partir de 15 anos, adultos e idosos, além de oferecer a continuidade dos estudos por meio da matrícula na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para garantir o sucesso das ações, os formadores e articuladores do programa capacitam as equipes escolares, orientam sobre o processo de matrícula e estruturam as escolas que receberão as turmas.
Inicialmente, o programa busca alcançar até oito mil jovens e adultos não-alfabetizados, de 34 localidades com maiores índices de analfabetismo, e terá estrutura para até 318 turmas de, no máximo, 25 alunos cada. A iniciativa tem parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), responsável pela execução das formações e alinhamento pedagógico das aulas.
Mín. 26° Máx. 27°