Pesquisa realizada pelo Sebrae SC revela aumento médio de faturamento de 4,6% em Santa Catarina. Resultado de vendas é o melhor desde 2019 – Foto: Ricardo Trida/Secom
As micro e pequenas empresas de Santa Catarina registraram o melhor resultado de vendas dos últimos cinco anos, segundo estudo do Sebrae SC divulgado neste mês de dezembro. A pesquisa mostrou que mais de 60% dos micro e pequenos empresários relataram alta nas vendas durante o terceiro trimestre de 2024, o maior percentual para este período desde 2019. O desempenho também é o melhor para um trimestre desde a reabertura dos negócios após a pandemia.
Conforme o Sebrae SC, dos 60,8% que relatam alta nas vendas no terceiro trimestre de 2024, há níveis diferentes de variação positiva. Cerca de 32,3% do total afirmam ter registrado uma elevação das vendas de até 10%. Já 28,5% disseram perceber um crescimento das vendas acima da marca de 10%. A pesquisa revelou ainda que 20,1% dos entrevistados tiveram queda nas vendas e 19,1% estão no mesmo patamar. A variação média do faturamento entre o segundo e o terceiro trimestre ficou positiva em 4,6%.
O governador Jorginho Mello destacou o empreendedorismo dos micro e pequenos negócios. “O catarinense gosta de trabalhar, de fazer, de aproveitar a oportunidade e criar um negócio. É por isso que o número de empresas abertas cresceu 11,4% em 2024 e temos a terceira menor desocupação do país. Santa Catarina é um exemplo para o Brasil porque tem um ambiente de negócios favorável ao empreendedorismo, um estado seguro, de gente trabalhadora, e investir aqui dá resultado”, declarou.
A pesquisa do Sebrae SC revelou ainda que o setor de serviços lidera a alta de vendas, com 65% dos entrevistados relatando elevação de faturamento. O setor de comércio vem na sequência, com 60,3% dos empresários relatando desempenho positivo. Já o setor industrial somou 52,7%. O Sebrae SC destaca que todos os três setores tiveram forte alta no resultado de vendas.
Na análise dos portes das empresas, o destaque é para os Microempreendedores Individuais (MEIs). Entre os MEIs entrevistados, 67,9% afirma ter tido aumento de vendas no terceiro trimestre de 2024. O percentual é de 59,3% para Micro Empresas e de 55,2% para Pequenas Empresas, demonstrando um cenário positivo para o empreendedorismo.
O secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck, chamou a atenção para a geração de oportunidades em Santa Catarina. “O estado está se destacando pela forte geração de empregos e também pelo crescente número de micro e pequenos empreendedores. O governo apoia o empreendedorismo por meio de medidas de desburocratização, incentivo fiscal e linhas de crédito. Iniciativas como o Pronampe SC e o Programa Juro Zero, por exemplo, são fundamentais para estimular nossa competitividade e garantir o sucesso desses pequenos negócios”, afirmou.
O estudo do Sebrae SC ainda mostrou que 65,4% dos entrevistados realizaram vendas pela internet, principalmente os que atuam com comércio. A maioria utilizou o Instagram (77,8%) para fechar negócio com o cliente, mas o WhatsApp (67,5%) e o Facebook (39,8%) também tiveram grande participação. Espaços digitais como e-commerce, marketplace, Google bem como o TikTok também foram utilizados para impulsinar o resultado de vendas.
Apesar da alta nas vendas, o percentual empresários que estão realizando investimentos oscilou negativamente. No segundo trimestre de 2024 eram 37,3%, montante que caiu para 35,5% no terceiro trimestre. Ou seja, quatro em cada 10 empresários estão apostando em investir.
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