Sábado, 21 de Dezembro de 2024
28°

Tempo nublado

Salvador, BA

Turismo Turismo

Paraná é o terceiro estado que mais recebe turistas estrangeiros

Entre janeiro e outubro de 2024, 64.859 visitantes internacionais vieram ao Estado, que é a principal entrada por via terrestre para quem vem de o...

17/12/2024 às 17h06
Por: Redação Fonte: Secom Paraná
Compartilhe:
Foto: Ari Dias/AEN
Foto: Ari Dias/AEN

O Paraná foi o terceiro estado brasileiro que mais recebeu turistas estrangeiros neste ano, mostra o painel de dados da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur). Entre janeiro e outubro de 2024, 64.859 visitantes internacionais vieram ao Estado, que é a principal entrada por via terrestre para quem vem de outros países.

“Houve um movimento mundial depois da pandemia em que as pessoas estão mais interessadas em se locomover e viajar. E o Paraná decidiu investir nessa área, para gerar um fluxo maior de pessoas visitando e gastando em nosso Estado”, afirma o secretário estadual do Turismo, Marcio Nunes. “E esse crescimento de turistas estrangeiros ajuda muito nesse sentido, porque eles vêm, gastam em dólares e ajudam a movimentar a economia do Paraná”.

O Paraná só fica atrás de São Paulo (200.664) e do Rio de Janeiro (130.985) no receptivo de turistas estrangeiros. Os dois estados do Sudeste, porém, concentram quatro dos 10 aeroportos internacionais mais movimentados do Brasil: Guarulhos (SP), Congonhas (SP), Campinas (SP) e Santos Dummont (RJ).

O grande destaque do Estado é pela via terrestre, com 62.132 pessoas vindo ao Paraná de carro ou ônibus, o que representa 96% do número de turistas que vêm conhecer as belezas do Estado e 63% dos estrangeiros que chegam ao Brasil por essa via. A tríplice fronteira com a Argentina e Paraguai em Foz do Iguaçu, no Oeste, é a principal porta de entrada, já que 20.600 argentinos e 20.139 paraguaios acessaram o País pelo Estado.

Continua após a publicidade

Além disso, o Paraná também recebeu, pelas rodovias, 2.768 americanos, 1.843 espanhóis, 1.508 alemães, 1.507 ingleses, 1.255 colombianos, 1.110 franceses, 1.069 peruanos, 975 uruguaios, 786 mexicanos e 775 australianos, além de visitantes da Itália, Equador, Chile, Coreia do Sul, Canadá, Holanda, Suíça, Israel, Costa Rica, Bolívia, Rússia, Bélgica, Japão e diversos outros países.

Os outros 2.727 turistas que passaram por uma aduana paranaense chegaram pelos aeroportos. Com voos diretos com o Chile e a Argentina, foram justamente os moradores desses países que mais entraram no Estado por via aérea: foram 1.231 chilenos e 675 argentinos.

Continua após a publicidade

CRUZEIROS INTERNACIONAIS– Apesar de os dados da Embratur não contabilizarem a entrada de turistas pela via marítima no Paraná, a expectativa é que essa porta de chegada também se amplie. Nesta terça-feira (17), chegou o primeiro dos oito navios que vão atracar no Porto de Paranaguá na segunda temporada de cruzeiros no Estado.

Os roteiros serão operados semanalmente pelo navio Armonia, da companhia de cruzeiros italiana MSC, que tem capacidade para 2.520 passageiros e 780 tripulantes por viagem. Eles farão o trecho Las Palmas (Espanha) a Itajaí (SC) , Ilhabela (SP) a Itajaí e Buenos Aires (Argentina) a Itajaí.

Continua após a publicidade

A Secretaria de Estado do Turismo, em parceria com a Agência de Desenvolvimento Cultural e do Turismo Sustentável (Adetur Litoral), montou um receptivo para os turistas na Praça Maior Roque, no Centro da cidade do Litoral paranaense.

Com o Estado novamente no itinerário do navio – que passa por águas brasileiras e internacionais –, centenas de turistas terão a oportunidade de desembarcar e conhecer mais da cidade histórica e de outros atrativos turísticos paranaenses, incluindo as atrações do Verão Maior Paraná, como atividades esportivas , culturais e grandes shows .

A primeira temporada de cruzeiros no Paraná aconteceu entre dezembro de 2023 e março de 2024, e chegou ao fim com mais de 39 mil pessoas embarcando, desembarcando e passeando em Paranaguá e no Litoral do Estado.

A última temporada foi responsável por uma movimentação financeira de aproximadamente R$ 25 milhões na economia da região.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários