Terça, 17 de Dezembro de 2024
28°

Tempo nublado

Salvador, BA

Geral Maranhão

Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão mantém selo Hospital Amigo da Criança

A unidade é referência no atendimento a assistência materno-infantil e cumpriu os critérios de incentivo as boas práticas de apoio ao aleitamento m...

16/12/2024 às 23h27
Por: Redação Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
- Reunião de resultado da avaliação do selo IHAC (Foto: Divulgação)
- Reunião de resultado da avaliação do selo IHAC (Foto: Divulgação)

A Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA), em São Luís (MA), manteve a certificação de Hospital Amigo da Criança (IHAC). A unidade da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) é referência no atendimento a assistência materno-infantil e cumpriu os critérios de incentivo as boas práticas de apoio ao aleitamento materno.

O processo de certificação consiste em avaliar treinamento dos profissionais de saúde dos hospitais para o cumprimento dos 10 passos para o sucesso do aleitamento materno. Lançada em 1991, com o intuito de promover, proteger e apoiar o aleitamento materno no âmbito hospitalar, a estratégia é usada no mundo inteiro pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e Unicef. Para renovar o selo, a MACMA passou por avaliações realizadas durante uma semana pela equipe do Ministério da Saúde. No período, foram avaliados critérios de capacitação das equipes de saúde, o pré-natal, a aproximação imediata da mãe e do bebê após o parto - o contato pele a pele-, a disponibilização de alojamento conjunto, entre outros aspectos.

A coordenadora do IHAC do Maranhão, Maíra Brasil, disse que no período de avaliação foi identificado que a maternidade conseguiu evoluir em todos os critérios, assim como o compromisso da direção da unidade com a oferta da assistência em saúde de qualidade e no atendimento humanizado. “Todas as maternidades credenciadas no Selo passam por esse processo no qual a MACMA passou. Elas precisam ser reavaliadas a cada três anos. Observamos o pré-natal, contato pele a pele, os partos e conversamos com as mães, que é nosso principal público. A direção fez uma organização e mudanças aqui dentro e a gente percebeu nessa semana de avaliação. Ela obteve êxito em todos os pontos observados, como: os partos aconteceram de uma maneira mais humanizada, o contato pele a pele aconteceu também mais do que da última vez. Então, conseguiu chegar no percentual que o IHAC pede que seja de 80%”, detalhou.

Segundo a diretora geral da MACMA, Socorro Braide, a renovação desse selo é um reconhecimento do excelente trabalho que vem sendo desenvolvido pela unidade e prova o compromisso em levar saúde e assistência materno-infantil à população com qualidade e dignidade. 

“Temos orgulho em dizer que somos referência quando se trata do cuidado da mulher no aleitamento materno. Afinal, ele é fundamental para a proteção da saúde da mãe e do bebê, por isso a importância de proteger e estimular este processo. Temos que comemorar a renovação do Selo IHAC, pois é a garantia de que toda a equipe da Macma está empenhada e compromissada no atendimento humanizado”. 

A Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA), da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), é gerenciada pelo Instituto Acqua. 

IHAC

A IHAC é um selo de qualidade conferido pelo Ministério da Saúde aos hospitais que cumprem os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno, instituídos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Para ser amigo da criança, o hospital deve, também, respeitar outros critérios, como o cuidado respeitoso e humanizado à mulher durante o pré-parto, parto e o pós-parto, garantir livre acesso à mãe e ao pai e permanência deles junto ao recém-nascido internado, durante 24 horas, e cumprir a Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças na Primeira Infância (NBCAL).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários