Quinta, 12 de Dezembro de 2024
25°

Tempo limpo

Salvador, BA

Segurança DPT

Polícia Técnica da Bahia inaugura Central Provisória de Custódia de Vestígios.

Unidade é destinada a guarda e controle de vestígios, garantindo o fortalecimento da cadeia de custódia no âmbito do DPT e demais órgãos da Secretaria de Segurança Pública.

12/12/2024 às 01h01
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Governo da Bahia
Compartilhe:
Fotos: Divulgação / Manu Dias - GOVBA
Fotos: Divulgação / Manu Dias - GOVBA

O Departamento de Polícia Técnica (DPT-BA) inaugurou, nesta quarta-feira (11), a Central Provisória de Custódia de Vestígios, na sede do órgão, em Salvador. A nova unidade, que teve investimento de R$ 805 mil, é destinada a guarda e controle de vestígios e garantirá o fortalecimento da cadeia de custódia no âmbito da Polícia Técnica e dos demais órgãos que compõem a Secretaria da Segurança Pública (SSP). A Central atenderá a capital e a região metropolitana.

A estrutura conta com câmeras de segurança com sensores de movimento, armários, estantes e freezers adequando o local de acordo com a natureza de cada vestígio, além das modificações realizadas no sistema DPT/SIS para permitir o registro, identificação e rastreamento do material.

“Os espaços foram adaptados com o objetivo de garantir ainda mais segurança aos vestígios”, explicou Alexsandro Fiscina, diretor do Instituto Central de Custódia de Vestígios (ICCV), ressaltando que a criação da Central está prevista no Código Penal e sua gestão deve ser vinculada ao órgão central de perícia oficial de natureza criminal.

A diretora-geral do DPT, Ana Cecília Cardoso Bandeira, informou que o projeto também será levado às Coordenadorias Regionais de Polícia Técnica (CRPT), no interior do estado. “O investimento faz parte do projeto de modernização da Polícia Técnica e pretende dar mais segurança e confiabilidade aos itens custodiados pela perícia forense”, destacou. 

Continua após a publicidade

Fonte: Ascom/DPT

Continua após a publicidade

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários