Tax e Seus Amigos LTDAbeneficiacrianças de 9 a 11 anos de Itajaí com educação fiscal – Foto: Divulgação/Febrafite
Em cerimônia realizada em Brasília nesta quarta-feira, 4, foram anunciados os vencedores do Prêmio Nacional de Educação Fiscal 2024, uma premiação que reconhece as melhores práticas de ensino sobre consumo, transparência, recolhimento de impostos e justiça tributária. O grande destaque de Santa Catarina foi o projeto “Tax e Seus Amigos LTDA”, de Itajaí, que conquistou o 1º lugar na categoria “Instituições”.
Tax e Seus Amigos LTDA é liderado pela contadora de Itajaí Maria Claudia Hoepers e tem como objetivo conscientizar crianças de 9 a 11 anos sobre a importância da educação tributária, ética e cidadania, ressaltando o uso correto dos recursos públicos. O projeto integra as disciplinas de Matemática, Math Lab bem como Filosofia. Assim, aborda temas como o Impostômetro e a arrecadação e aplicação de tributos em áreas essenciais como saúde e educação. Criado em 2021, Tax e Seus Amigos LTDA se tornou, portanto, uma referência no Colégio de Aplicação da Univali.
Santa Catarina teve um total de 36 projetos inscritos, sendo o estado com o maior número de iniciativas no Prêmio Nacional de Educação Fiscal 2024. Na sequência, o Rio Grande do Sul inscreveu 33 projetos, seguido por Minas Gerais com 31. O Amazonas e o Pará vêm na sequência com 23 e 19 projetos, respectivamente.
“Santa Catarina tem sido um grande exemplo na promoção de projetos de educação fiscal. Isso é fundamental para construirmos uma sociedade que reconheça a importância da arrecadação e aplicação correta dos tributos. Os projetos envolvem ética e cidadania, fundamentais para a defesa do bem público e da legalidade ”, afirma Jair Antônio Schmitt, presidente do Conselho Estadual de Combate à Pirataria (Cecop SC) e auditor fiscal.
O Conselho Estadual de Combate à Pirataria (Cecop SC) bem como a Secretaria de Estado da Fazenda (SEF) são responsáveis por fazer a avaliação dos projetos de educação fiscal em Santa Catarina. Após a análise local, os resultados são encaminhados a uma comissão nacional. Durante o segundo semestre, a equipe percorreu o estado para avaliar de perto as iniciativas que participaram do prêmio.
Os projetos de educação fiscal variam conforme a faixa etária e frequentemente envolvem a participação dos pais e da comunidade escolar. Entre as ações realizadas, destacam-se a produção de cartazes e folders e a criação de mercadinhos com emissão de notas fiscais, a venda de produtos com o recolhimento de taxas, por exemplo, entre outras atividades educativas.
Mín. 24° Máx. 27°