A Secretaria de Saúde intensifica, a partir deste mês, a Campanha “Rio Preto Unida Contra o Aedes”, que tem por objetivo combater o mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana. Desta forma, os agentes de saúde estarão nas ruas da cidade durante onze sábados, vistoriando imóveis à procura de criadouros doAedes aegypti, e orientando os moradores quanto às formas de combate ao mosquito.
Neste sábado, 30/11, o mutirão estará em duas áreas de abrangência da cidade: Parque Industrial e Santo Antonio. O horário será das 8h às 14h. “A principal meta desse mutirão é encontrar os moradores que trabalham durante a semana e não ficam dentro de casa em horário comercial. É uma oportunidade para entrar nessas residências", afirmou o gerente de controle de Vetores, Luiz Feboli Filho.
Caso sejam encontrados criadouros do mosquito, os agentes vão fazer a retirada e orientar os moradores sobre os cuidados para evitar a proliferação. “Eliminar o criadouro é fundamental para evitar o mosquito e consequentemente a disseminação da doença. Por isso, aproveitamos para pedir que a população receba os agentes de saúde e limpe sua residência semanalmente", finalizou.
A adesão dos agentes de saúde na campanha é voluntária e prevê um pagamento de R$ 120 por etapa, com recursos do Fundo Nacional de Saúde. Durante as visitas, todos os profissionais estarão uniformizados e com crachá de identificação.
Prevenção semanal
Além do trabalho realizado pelos agentes de saúde, que percorrem continuamente residências, empresas e terrenos à procura de larvas do mosquito, a prevenção também deve ser feita pelos munícipes semanalmente com medidas simples, como:
- Tampar os toneis e caixas d´água;
- Manter as calhas sempre limpas;
- Deixar as garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
- Manter as lixeiras bem tampadas;
- Deixar os ralos limpos e com aplicação de tela;
- Limpar ou preencher os pratos de vasos de plantas com areia.
Mín. 23° Máx. 26°