O Complexo de Doenças Infectocontagiosas Dr. Clementino Fraga, que integra a rede estadual de saúde, realizou esta semana ações alusivas ao Janeiro Branco para pacientes e funcionários da unidade. A campanha tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da saúde mental e emocional.
Para os pacientes a atividade foi feita de forma prática. Uma fisioterapeuta os reuniu em pequenos grupos para orientá-los sobre práticas que auxiliam no controle de emoções como ansiedade e tristeza. Foram ensinadas técnicas de respiração e relaxamento, fundamentais para o processo de autorregulação emocional, permitindo que os pacientes lidem melhor com momentos de estresse ou desconforto.
“A atividade foi bem recebida pelos pacientes, que prestaram muita atenção na fisioterapeuta e já começaram a praticar os ensinamentos ali mesmo. Sabemos que a espera por uma consulta, por um resultado de exame ou mesmo um tratamento médico podem ser estressantes. Saber como se autorregular para ficar calmo e tomar as melhores decisões é muito importante”, comentou a coordenadora do setor de Humanização, Lidiane Gonçalves.
Uma das pacientes, uma jovem de 26 anos que faz tratamento para HIV, disse que vai usar as técnicas aprendidas sempre. “Ainda é muito difícil ficar na sala de espera, saber que faço o tratamento, saber que tomarei medicação para o resto da vida... às vezes fico até com o coração acelerado. Vou usar essa técnica de respiração como mais uma aliada no meu tratamento”, disse.
A atividade voltada para os colaboradores do hospital aconteceu durante uma vivência de autocuidado e qualidade de vida, promovida pela equipe de Psicologia. Durante o encontro, os profissionais compartilharam práticas e reflexões que visam fortalecer o bem-estar emocional e físico, proporcionando um momento de acolhimento e conscientização sobre como o autocuidado pode influenciar positivamente a saúde mental no ambiente de trabalho.
A diretora geral da unidade, Karine Garcia, ressaltou que esse tipo de atividade é uma oportunidade para os colaboradores refletirem sobre a importância de cuidar da saúde emocional no dia a dia, especialmente em um ambiente hospitalar. Esse tipo de ação nos ajuda a criar uma cultura de autocuidado. “Cuidar de quem cuida é muito importante. Quando temos uma equipe que está bem consigo mesma, o trabalho flui melhor e isso é positivo para todo mundo, tanto para a equipe, quanto para o paciente. Aqui no Clementino Fraga vemos todos como seres integrais, que precisam ser cuidados como um todo, por isso precisam se sentir bem onde estão”, explicou a diretora.
CLEMENTINO FRAGA- O Clementino Fraga é o hospital de referência no Estado para o diagnóstico e tratamento de HIV/Aids, Tuberculose, Hanseníase e Hepatites Virais. Os pacientes têm acesso a 22 especialidades médicas, atendimento multiprofissional, atendimento ambulatorial, exames de imagem e laboratório e internação em enfermaria e UTI.
Mín. 25° Máx. 28°