Os 28 estudantes piauienses intercambistas do Seduckathon e seus professores iniciaram a jornada internacional em Boston, nos Estados Unidos, no sábado (21). Após descansar da longa viagem e passear pela cidade, eles seguiram para a cidade vizinha de Cambridge, nesse domingo (22), onde tiveram a oportunidade de conhecer uma das melhores universidades do mundo: a Universidade de Harvard.
O secretário da Educação, Washington Bandeira, e o time Seduc foram recebidos por brasileiros que estudam em Harvard, entre eles, o procurador do Estado do Piauí, Paulo Cardoso, que levaram os piauienses para um tour guiado pelos espaços da universidade, incluindo a Harvard Kennedy School, a escola de política pública e administração pública; o Harvard Stadium e a Harvard Business School, a escola de pós-graduação focada em administração de empresas.
Para o estudante do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Paulo Freire, Abrian Pereira Lopes, a visita a Harvard foi muito especial. Atento às informações sobre a universidade, o jovem conseguiu decifrar as verdades e mentiras sobre a história de Harvard e foi presenteado com um moletom. “Harvard é muito mais do que eu imaginei. Conhecer a história da universidade foi muito bom. Tudo que eu vivenciei até agora nessa viagem foi incrível”, conta o aluno.
Para o secretário da Educação, o passeio foi essencial para mostrar aos estudantes que é possível chegar até Harvard. “Nossos estudantes e professores visitaram vários espaços em Harvard e tiveram acesso a informações sobre como estudantes brasileiros de escolas públicas podem ingressar nessa universidade que é tão conceituada no mundo. Uma visita muito produtiva, uma oportunidade incrível para o nosso time Seduc”, afirmou Washington Bandeira.
De volta à cidade de Boston, os estudantes intercambistas mergulharam na cultura norte-americana ao acompanharem de perto pela primeira vez um jogo de baseball, um dos esportes mais populares nos EUA. O time da casa, Red Sox, enfrentou o Minnesota Twins no Fenway Park e o time Seduc vibrou junto aos torcedores locais.
A estudante Lana Bastos, do Ceti Liceu Parnaibano, achou emocionante acompanhar o jogo, mesmo conhecendo pouco sobre o esporte. “Eu achei super emocionante assistir ao jogo de beisebol desse time que é tão importante aqui para Boston, o Red Sox. Antes, eu pesquisei um pouco sobre o esporte, mas assistindo ao jogo a gente teve uma experiência melhor e aprendemos como funciona”, relatou a piauiense.
As seis equipes vencedoras da primeira edição do Seduckathon estão em solo norte-americano para um intercâmbio educacional nas escolas Worcester Technical High School e Framingham High School, nos Estados Unidos, com duração de 1 mês. A viagem está sendo custeada pelo Governo do Estado, que também forneceu os materiais de estudos, além de notebook para cada aluno e professor participante.
Mín. 22° Máx. 24°