Estudantes de Teresina, medalhistas da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) 2024, foram homenageados em solenidade na quinta-feira (21), no Cineteatro da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O evento contou com os alunos das escolas da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
Na edição deste ano, os estudantes da rede estadual de ensino conquistaram 168 medalhas, sendo 67 de ouro, 60 de prata e 41 de bronze. O número representa um aumento de 300% em relação às 42 medalhas obtidas em 2023. Além disso, foram obtidas 103 menções honrosas, totalizando 271 premiações.
Medalhista de ouro na categoria 1ª Série do Ensino Médio, José Inácio Solano, aluno do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Governador Dirceu Mendes Arcoverde, contou como foi participar da Olimpíada e a emoção de conquistar o primeiro lugar. “Foi uma experiência maravilhosa. Fiquei surpreso com a medalha de ouro, porque meus colegas estavam em um nível de preparação muito alto e eu sabia que a concorrência seria grande. Mas o primeiro lugar me deu a confiança de que eu tenho potencial e estou no caminho certo”, contou.
O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, atribuiu o desempenho histórico ao estímulo dado pela Seduc às Olimpíadas de Conhecimento. “Este resultado reflete o esforço de incentivar os estudantes a participarem, com ações do Seduc Olímpica que dão suporte pedagógico e incentivos financeiros para quem se destaca em âmbito nacional”, ressaltou.
Sobre a ONC
Promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a ONC é organizada pela Associação Brasileira de Química (ABQ) e pela Sociedade Brasileira de Física (SBF). A competição é destinada a estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, com provas teóricas e práticas aplicadas entre agosto e setembro, conforme a série e o nível de dificuldade.
A premiação reforça o protagonismo do Piauí nas Olimpíadas de Conhecimento e o compromisso da Seduc com a valorização do ensino e da ciência.
Mín. 24° Máx. 27°