Segunda, 25 de Novembro de 2024
23°

Tempo nublado

Salvador, BA

Educação Piauí

Seduc finaliza curso de português para professores da escola americana que vai receber piauienses vencedores do Seduckathon

O objetivo é facilitar a comunicação entre os professores da Worcester Technical High School e os estudantes brasileiros.

12/09/2024 às 10h30
Por: Redação Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A Secretaria da Educação (Seduc) concluiu, nessa quarta-feira (11), o Curso Intensivo de Língua Portuguesa voltado aos professores da Worcester Technical High School, que receberão estudantes piauienses durante o intercâmbio educacional nos Estados Unidos (EUA), após o sucesso da 1ª edição do Seduckathon. 

O intercâmbio terá início no fim de setembro nos Estados Unidos para seis equipes, outros quatro times irão para a Coreia do Sul em outubro, como parte da premiação para os finalistas alunos e professores da rede estadual, que participaram da maratona de programação realizada em abril deste ano, em Teresina.

O curso, iniciado no dia 19 de junho, contou com 12 encontros, com frequência semanal, sempre às quartas-feiras, com o objetivo de facilitar a comunicação entre os professores americanos e os estudantes brasileiros. Com isso, a Seduc reforça seu compromisso de proporcionar uma experiência de integração cultural e educacional mais fluida para ambas as partes, criando um ambiente acolhedor e propício ao aprendizado.

O secretário da Educação, Washington Bandeira, destacou o impacto positivo dessa iniciativa para o desenvolvimento dos alunos e professores da rede estadual. “Essa preparação especial tem como objetivo proporcionar uma experiência enriquecedora para os estudantes e garantir que eles aproveitem ao máximo o seu período de intercâmbio. A Seduc está comprometida em oferecer oportunidades de aprendizado internacional aos seus estudantes e professores, promovendo o desenvolvimento pessoal e acadêmico de todos os envolvidos”, afirmou o gestor.

Continua após a publicidade

A coordenadora do curso, professora Lara Ferreira, que conduziu as aulas de português para os professores americanos, compartilhou sua visão sobre o projeto. “Eu nunca tive a oportunidade de ensinar português para americanos, antes. No entanto, tenho experiência em ensinar inglês para falantes de outras línguas, o que me deu uma base sólida em metodologias de ensino de idiomas. Tem sido uma experiência incrível, ajudando os alunos não apenas a aprender a língua, mas também a se imergirem na cultura brasileira”, afirmou a docente.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Continua após a publicidade

Lara enfatizou o foco prático de suas aulas, garantindo que os professores da Worcester Technical High School pudessem usar o português em diversas situações. “Eu foco em habilidades práticas de comunicação, garantindo que meus alunos possam usar a língua em situações reais, desde conversas casuais até contextos mais formais. É muito gratificante e empolgante vê-los progredir e ganhar confiança ao falar português”, acrescentou Ferreira.

Tony Sanders, um dos professores participantes do curso, ministra aulas de robótica e automação na Worcester Technical High School. “As aulas foram muito divertidas, eu adorei. Aprendemos algumas expressões em português e queremos usá-las com a chegada dos estudantes do Piauí para que se sintam mais confortáveis e bem-vindos. Queremos que saibam que estamos interessados pela sua língua e também pela sua cultura”, disse o docente. 

Continua após a publicidade

Stephanie Stockwell, que trabalha como assistente do diretor na escola técnica americana, reforçou a mensagem de Tony e agradeceu pelos aprendizados adquiridos. “A Lara foi ótima conosco. Estamos ansiosos para receber os estudantes brasileiros aqui. Tenho certeza que será uma experiência única”, agradeceu a assistente. 

Com o fim do Curso de Português e a preparação dos alunos brasileiros em andamento, os estudantes e professores piauienses aguardam ansiosos pelo início do intercâmbio nos Estados Unidos e na Coreia do Sul. Os estudantes selecionados já vêm se preparando desde maio com aulas de inglês, visando ao melhor aproveitamento das atividades internacionais. Além das atividades educacionais e culturais, os finalistas do Seduckathon terão a oportunidade de aplicar as soluções de programação que desenvolveram durante a competição, fortalecendo suas habilidades e experiências internacionais.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários