A Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), em parceria com o Núcleo de Socioeducação do Piauí, realizou nos dias 30 e 31 de julho, o primeiro módulo do curso de Formação Continuada Socioeducativa, com foco em Noções de Primeiros Socorros. O evento ocorreu no Auditório Irmã Dulce dos Pobres, no antigo prédio da Sasc, e contou com a participação de alunos, profissionais e interessados na área de atendimento emergencial.
O evento contou com duas turmas. A resposta dos participantes foi positiva, destacando a relevância e a qualidade das informações transmitidas. O agente socioeducativo e aluno do curso, Bruno Oliveira, comentou sobre a importância do curso: "Esse tipo de capacitação é sempre muito importante devido às condições de trabalho que nós enfrentamos diariamente. Sobretudo o agente socioeducativo que está em contato direto com os socioeducandos. Todo tipo de capacitação é muito bem-vinda, especialmente essa que envolve questões de saúde e primeiros socorros. Muitas vezes vamos encontrar situações que exigem um preparo mais específico para atender o adolescente que necessite desse atendimento”, pontua Bruno.
Ministrado pelo instrutor e subtenente do Corpo de Bombeiros, Airton Sousa, os participantes tiveram a oportunidade de aprender e praticar técnicas de ressuscitação cardiopulmonar (RCP), controle de hemorragias, socorro em casos de choque elétrico, desmaios e intoxicações, além de cuidados imediatos para ferimentos, queimaduras e traumas ortopédicos.
O subtenente também destacou a importância do módulo: "Primeiros socorros são basicamente ações que a gente deve executar em vítimas das mais variadas situações que possam se enquadrar em condições de urgência e emergência. E esses educadores, como eles podem se deparar com essas situações, é de suma importância que saibam como intervir de forma adequada. Isso pode manter a sobrevivência ou minimizar o sofrimento da pessoa. Além disso, os acidentes podem acontecer em qualquer local e dia, então, ter mais profissionais capacitados é de grande valia”, ressalta o subtenente.
Os representantes do Núcleo de Socioeducação e da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc) ressaltaram a importância da formação continuada para os profissionais da área, garantindo que estejam sempre atualizados e preparados para prestar um atendimento eficaz e humanizado.
A superintendente de Direitos Humanos da Sasc, Sônia Terra, também enfatizou a importância da capacitação. "Precisamos saber como agir em uma situação de emergência. E nós contamos com a contribuição parceira do Corpo de Bombeiros. Envolvemos todos os profissionais, técnicos, agentes que atuam nas nossas unidades socioeducativas, buscando assegurar esses conhecimentos básicos com participação prática, inclusive, para que eles possam atuar em momentos que sejam necessários. E aí a gente vai seguir proporcionando outros cursos, como saúde mental, por exemplo, que é algo muito importante também”, pontua Sônia.
Com o sucesso deste primeiro módulo, já estão sendo planejados outros módulos complementares, visando à capacitação contínua dos profissionais que atuam na socioeducação. O objetivo é criar uma rede de atendimento preparada para agir de maneira eficiente em diversas situações de emergência, contribuindo para a segurança e bem-estar da comunidade.
Herlândia Ventura, secretária do Centro Educacional Masculino (CEM), também ressaltou a importância do curso: "nós temos essa formação continuada graças à equipe da Sasc, que nós devemos agradecer. A importância desse curso traz para nossas vidas a capacidade dos agentes socioeducativos de estarem preparados para socorrer em situações graves, fazendo a diferença para a vítima até a chegada ao hospital. Mesmo não sendo da área da saúde, é fundamental que tenhamos essa noção de humanização e o direito de socorrer o outro, podendo ajudar nossos familiares e adolescentes quando necessário”, finaliza Herlândia.
Mín. 24° Máx. 27°