Domingo, 16 de Junho de 2024
25°

Tempo limpo

Salvador, BA

Geral Mato Grosso do Sul

Cidadania lança campanha ‘Junho Prata’ na UEMS em evento no próximo dia 3

Os próximos 30 dias do mês de junho serão destinados a debater o enfrentamento da violência contra a pessoa idosa. Denominada “Junho Prata”, a camp...

23/05/2024 às 06h47
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Secom Mato Grosso do Sul
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Mato Grosso do Sul
Foto: Reprodução/Secom Mato Grosso do Sul

Os próximos 30 dias do mês de junho serão destinados a debater o enfrentamento da violência contra a pessoa idosa. Denominada “Junho Prata”, a campanha da Cidadania será lançada no próximo dia 3, no auditório da UEMS, em Campo Grande.

“Junho Prata” foi instituída pela Lei 5.215/2018, de autoria do deputado estadual Renato Câmara, com objetivo de unir esforços para conscientizar a população quanto a importância do respeito à integridade física e psíquica da pessoa idosa e estimular a denúncia de ações violentas contra os idosos.

>Coordenador da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, deputado Renato Câmara, e subsecretária Zirleide Barbosa. (Foto: Igor Silva/ALMS)
>Coordenador da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, deputado Renato Câmara, e subsecretária Zirleide Barbosa. (Foto: Igor Silva/ALMS)

Desde então, o sexto mês do ano reúne Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Cidadania; Assembleia Legislativa, pela Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa; UEMS e demais parceiros na construção das políticas públicas de prevenção e enfrentamento às violências.

Dentro do Junho Prata, um extenso calendário de ações toma conta dos municípios do interior do Estado, e também da Capital, pelo protagonismo da pessoa idosa. 

“A programação está repleta de atividades, como exposição de fotografias, apresentações culturais, mesa redonda e conferência e painéis de projetos. Vamos não só fortalecer o trabalho da rede de atendimento às pessoas idosas, mas também vamos falar com as pessoas idosas, dar voz a elas para que possam ser protagonistas”, ressalta a subsecretária de Políticas Públicas para Pessoa Idosa, Zirleide Barbosa. 

Abertura

O Junho Prata será oficialmente aberto durante o II Encontro Junho Prata e UMA/UEMS: Promovendo a Educação, Saúde e Bem-estar Intergeracional, no dia 3 de junho,no auditório da UEMS. 

A cerimônia começa às 8h, no Auditório do Bloco A, da UEMS Campo Grande, localizado na Av. Dom Antônio Barbosa, n.º 4155, no Bairro Santo Amaro.

Para se inscrever, clique aqui .

Programação

8h - Saguão auditório “Recepção com Música e Exposição Fotos da Maturidade” 8h30 - Abertura oficial com a Presença de Autoridades; Apresentação Cultural - Dança Intergeracional do Mato Grosso do Sul; Composição de mesa e pronunciamentos;  9h30 às 11h30 - Mesa Redonda “Universidades em prol da Educação, Saúde e Bem-Estar na Maturidade”: UFT (Dra. Neila Barbosa Osório (UMA/UFT); UFMS (Dra. Camila Polisel - UNAPI/UFMS); UEMS (Dr. Djanires Neto - UMA/UEMS). Mediação: Sra. Zirleide Barbosa - Subsecretária de Estado de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa (SEC-MS);

13h - Momento Cultural - Apresentação do Coral da UMA/UEMS; 13h30 – Conferência: “Humanizar para gerar qualidade de vida e cidadania à Pessoa Idosa” - Dra. Neila Barbosa Osório (UMA/UFT); 14h30 – Painel de Projetos de Intervenção (Grupo 1); 15h50 – Intervalo com Apresentação Cultural; 16h10 – Painel de Projetos de Intervenção (Grupo 2);  17h30 – Encerramento.

Paula Maciulevicius, Comunicação da Cidadania.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários