Quarta, 30 de Abril de 2025
28°

Tempo nublado

Salvador, BA

Geral Tocantins

Naturatins expõe experiências produtivas de comunidades das Unidades de Conservação na Agrotins 2024

Nas rodas de conversa, são proporcionadas oportunidades para o intercâmbio de conhecimentos e o estímulo ao desenvolvimento comunitário sustentável

17/05/2024 às 12h59
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Secom Tocantins
Compartilhe:
Deusenir José, da Ascolombolas – Rios, expõe suas geleias de buriti e puçá - Foto: Walker Ribeiro/Governo do Tocantins
Deusenir José, da Ascolombolas – Rios, expõe suas geleias de buriti e puçá - Foto: Walker Ribeiro/Governo do Tocantins

Além de ser uma vitrine para as inovações e potenciais do setor agropecuário, a Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2024), também promove a riqueza cultural e as práticas sustentáveis das comunidades produtoras das Unidades de Conservação (UCs) espalhadas pelo Estado. Na Feira, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) realiza rodas de conversas para o intercâmbio de conhecimentos e o estímulo ao desenvolvimento comunitário sustentável. Das regiões do Jalapão, Ilha do Bananal, Cantão e Lajeado, comunidades expõem suas produções artesanais e compartilham os frutos do extrativismo e a importância dessas atividades como alternativas econômicas viáveis e sustentáveis.

A gerente de Suporte ao Desenvolvimento Socioeconômico do Naturatins, Sâmyla Valadares, ressaltou a relevância dessa iniciativa em que as comunidades encontram na Agrotins uma oportunidade não só de comercialização, mas também de divulgação de suas culturas e saberes locais.

Cerca de 10 associações foramselecionadas pelo Naturatins, conforme explica a analista do órgão, Perla Oliveira Ribeiro. “Fizemos uma seleção em parceria com os gestores das UCs para indicar associações estruturadas e com produtos no mercado, que vão desde artesanato até produtos da sociobiodiversidade dos frutos do Cerrado”, afirmou.

A bioeconomia, que já se mostra consolidada na Amazônia, começa a ganhar visibilidade também no Cerrado tocantinense, e a Feira desempenha um papel fundamental ao fortalecer e apoiar as comunidades locais nesse processo. “Estamos trabalhando com essas comunidades para que elas possam expor seus produtos, comercializar e promover a biodiversidade do Cerrado”, complementou Perla.

Continua após a publicidade

Durante as rodas de conversa, o intercâmbio de conhecimentos e o estímulo ao desenvolvimento comunitário sustentável são oportunizados como faz Deusenir José, da Ascolombolas-Rios, ao produzir geleia de puçá, que costuma apelidar dejabuticaba do Cerrado, e é o carro-chefe de sua produção que também inclui a geleia de buriti.

"Foi muito satisfatório desenvolver a geleia com essa fruta, que era desperdiçada. Vi ali uma oportunidade, fui recolhendo e fazendo com apoio do Naturatins, que foi me ajudando a coletar. Aequipe vai comigo quando é um lugarmais distante. Gosto muito de fazer isso, agradeço a oportunidade valorosa, já que eu não achava um caminho para fazer isso sozinha”, relatou Deusenir.

Continua após a publicidade

Distribuição de mudas

Nas rodas de conversa, realizadas no Bosque da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), os visitantespodem levar mudas de árvores nativas distribuídas pelas brigadas florestais do Parque Estadual do Lajeado (PEL), da Área de Proteção Ambiental (APA) Lago de Palmas e da APA Serra do Lajeado.

Continua após a publicidade

Agrotins 2024

A Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2024) ocorre até este sábado, 18, das 9 às 19 horas, no Parque Engenheiro Agrônomo Mauro Medanha, na rodovia TO-050, saída para Porto Nacional, e tem como tema este ano a Bioeconomia.

Realização

A feira é uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) e da Tocantins Parcerias, em conjunto com empresas do agro, instituições e órgãos públicos, de pesquisas e educacionais.

Naturatins expõe experiências produtivas de comunidades das Unidades de Conservação na Agrotins 2024
Rodas de conversa fortalecem rede produtora - Andréa Marques/Governo do Tocantins
Naturatins expõe experiências produtivas de comunidades das Unidades de Conservação na Agrotins 2024
Brigadistas do Naturatins distribuem mudas nativas do Cerrado - Flávia Mendes/Governo do Tocantins
Naturatins expõe experiências produtivas de comunidades das Unidades de Conservação na Agrotins 2024
Produção de rapaduras e outros derivados da cana-de-açúcar estão disponíveis para venda - Walker Ribeiro/Governo do Tocantins
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários