A Polícia Militar do Estado de Sergipe (PMSE) realizou, na noite da última terça-feira, 29, a solenidade em alusão ao Dia de Alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, patrono das Polícias Militares do Brasil. O evento ocorreu no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças, e teve como principal objetivo homenagear civis e militares com a entrega da Medalha Alferes Tiradentes, além de celebrar a ascensão profissional de policiais promovidos por critérios de antiguidade ou merecimento.
Na ocasião, foram promovidos 356 policiais militares, sendo 120 oficiais e 236 praças da corporação. O ato simboliza não apenas o reconhecimento pelo trabalho desempenhado, mas também a responsabilidade crescente diante do compromisso com a segurança pública do povo sergipano.
Durante a cerimônia, o comandante-geral da PMSE, coronel Alexsandro Ribeiro, e o secretário de Estado da Segurança Pública, João Eloy de Menezes, entregaram a Medalha Alferes Tiradentes a 14 autoridades civis. A honraria é a mais alta condecoração da instituição, e foi concedida em virtude da relevante contribuição social prestada à sociedade de Sergipe.
Além dos civis, 17 militares sergipanos e dois oficiais da co-irmã Polícia Militar da Bahia (PMBA) também foram agraciados com a medalha, em reconhecimento ao serviço prestado com dedicação, ética e comprometimento.
Em seu pronunciamento, o comandante-geral destacou a importância da data e da valorização dos profissionais da segurança pública. “Essa solenidade reafirma o reconhecimento institucional àqueles que se destacam na missão de servir e proteger. As promoções e homenagens simbolizam o respeito da corporação à trajetória dos nossos homens e mulheres, que diariamente contribuem para a paz e a ordem no estado. Tal dedicação profissional é confirmada pelas estatísticas que demonstram a redução expressiva da criminalidade”, afirmou o coronel Alexsandro Ribeiro.
Já para o 2º tenente Lobo, o sentimento de gratidão em ser promovido é único, e o fato de ter ocorrido em um ano marcante para corporação amplia a sensação de extrema felicidade. “Hoje o sentimento é de muita gratidão a Deus por esse momento marcante na minha carreira como policial militar. A alegria é imensa em ser promovido no ano em que a PMSE completa seus 190 anos”, disse o oficial.
A solenidade em alusão ao Dia de Tiradentes reafirma o compromisso da Polícia Militar de Sergipe com a valorização profissional, o fortalecimento da tropa e o reconhecimento àqueles que contribuem, de forma direta ou indireta, para a construção de uma sociedade mais segura e justa.
Mín. 25° Máx. 28°